MENU

Mundo

Um elo entre Tunísia e Egito que abalou a história árabe

Um elo entre Tunísia e Egito que abalou a história árabe

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

Quando os manifestantes na Praça Tahrir enfrentaram as forças pró-governo, eles fizeram uso de uma lição aprendida com seus colegas da Tunísia. "Um conselho para os jovens do Egito: coloquem vinagre ou cebola sob o seu lenço para combater o gás lacrimogêneo".

A troca de informações no Facebook fazia parte de uma notável colaboração de dois anos que deu origem a uma nova força no mundo árabe – um movimento juvenil pan-árabe dedicado à difusão da democracia em uma região que vivia sem ela.     Jovens ativistas egípcios e tunisinos debateram o uso da tecnologia para iludir a vigilância, falaram sobre tortura e trocaram dicas práticas sobre como enfrentar balas de borracha e organizar barricadas. Eles misturaram seus conhecimentos seculares em redes sociais com uma disciplina aprendida de movimentos religiosos, e combinaram a energia dos torcedores de futebol com a sofisticação dos cirurgiões e psiquiatras.

Rompendo com os veteranos da oposição política árabe, que confiaram em táticas de resistência não-violenta canalizada a partir de um estudioso americano através de uma brigada de jovens da Sérvia, mas também em táticas de marketing usadas no Vale do Silício.     Conforme seus grandes protestos abalavam o Estado egípcio, eles se viram em meio a um cabo de guerra virtual com um líder com uma visão muito diferente – Gamal Mubarak, filho do presidente Hosni Mubarak, um banqueiro rico e importante.

Considerado o príncipe herdeiro de seu pai até que a revolta da juventude eliminou qualquer pensamento de sucessão dinástica, o mais jovem Mubarak pressionou seu pai a se manter no poder mesmo depois de seus principais generais e o primeiro-ministro incitarem uma saída, de acordo com autoridades dos Estados Unidos que monitoraram os últimos dias de Hosni Mubarak.

Tom

O tom desafiador do discurso do presidente na quinta-feira, disseram as autoridades, foi em grande parte obra de seu filho. "Ele foi, provavelmente, mais estridente do que o seu pai era", disse um oficial dos Estados Unidos, que caracterizou o papel Gamal como "encobrir o que era para Mubarak uma situação desastrosa".

Mas o discurso saiu pela culatra e levou os militares do Egito a forçar a saída do presidente fora e a exercer controle sobre o que eles prometeram que será uma transição para um governo civil.

Agora, os jovens líderes estão olhando para além do Egito. "A Tunísia é a força que empurrou o Egito, mas o que o Egito fez será a força que irá empurrar o mundo", disse Rachid Walid, um dos membros do Movimento da Juventude do 06 de Abril, que ajudou a organizar a manifestação do dia 25 de janeiro. Ele falou em uma reunião na noite de domingo, onde os membros discutiram compartilhar suas experiências com os movimentos de juventude similares na Líbia, Argélia, Marrocos e Irã.

"Se um pequeno grupo de pessoas em todos os países árabes for às ruas e perseverar como nós fizemos, então esse seria o fim de todos os regimes", disse ele, brincando que a próxima cúpula árabe poderia ser "uma festa de debutante" para todos os jovens líderes ascendente.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições