MENU

Mundo

Um mês após terremoto e tsunami, Japão conta mais de 13 mil mortos

Um mês após terremoto e tsunami, Japão conta mais de 13 mil mortos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

Um mês após o país ser atingido por um potente terremoto e um devastador tsunami, o número de mortos no Japão aumentou para 13.116, enquanto outras 14.377 pessoas continuam desaparecidas, segundo a última apuração da polícia local. Além disso, 147 mil pessoas seguem distribuídas por 2.350 refúgios no país, a maior parte das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, no nordeste, as mais afetadas pelos desastres naturais do dia 11 de março.

  Nesta segunda-feira (11), o país parou para homenagear seus mortos. A partir das 14h46, no mesmo horário em que há um mês os desastres naturais atingiram o Japão, os japoneses fizeram um minuto de silêncio.

Nas zonas litorâneas, soldados das Forças japonesas de Autodefesa e militares dos Estados Unidos realizaram no domingo (10) uma nova busca intensiva e recuperaram 99 corpos. A Guarda Litorânea achou outros quatro corpos, informou a agência de notícias local Kyodo.

Os trabalhos de busca de vítimas se estenderam na quinta-feira (7) passada à zona de exclusão de 20 km ao redor da usina nuclear de Fukushima Daiichi. A área foi esvaziada a pedido do governo por causa do aumento no nível de radiação na região. O porta-voz do governo, Yukio Edano, assegurou que o risco de acontecer grandes vazamentos de radioatividade na usina é “menor”, após um mês de trabalhos para tentar esfriar os quatro reatores que apresentam problemas.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições