MENU

Mundo

União Europeia amplia sanções contra Síria

União Europeia amplia sanções contra Síria

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

A UE (União Europeia) ampliou nesta quarta-feira (22) as sanções contra a Síria, passando a incluir quatro personalidades do país, três iranianos e quatro empresas vinculadas ao Exército.

A lista de sanções apresentada pela França e o Reino Unido aos demais países da UE foi aprovada, indicaram hoje à agência de notícias Efe fontes diplomáticas. Trata-se do terceira rodada de sanções impostas pela região à Síria e ao regime do presidente do país, Bashar al Assad, e representa uma "importante mensagem" ao regime de Damasco de que a repressão é "inaceitável", acrescentaram as fontes.

A UE sancionou essas pessoas e entidades por "fornecerem equipamento militar ou apoio à Síria para reprimir os protestos".

As listas devem ser aprovadas oficialmente na quinta-feira, e na sexta-feira serão publicadas no Diário Oficial da UE. As novas sanções se somam às que a UE impôs em 9 e 23 de maio contra o regime de Assad.

Na lista do bloco europeu havia até agora 23 nomes, incluindo o de Assad, e após a nova rodada de sanções o número de pessoas presentes na lista subiu para 30, e mais quatro entidades.

As sanções incluem o congelamento dos ativos e a proibição de viajar para o território comunitário.

Os ministros das Relações Exteriores da UE não aceitaram o discurso feito na segunda-feira por Assad, que insistiu na necessidade de promover um diálogo nacional para encerrar a crise na Síria, que é "alvo de uma conspiração internacional".

Fontes diplomáticas disseram que o discurso da segunda-feira foi decepcionante e Assad tem que ser julgado por suas ações e não por suas palavras.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições