MENU

Mundo

Urso polar com dor de dente passa por cirurgia na Escócia

Urso polar com dor de dente passa por cirurgia na Escócia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

Um urso polar teve de passar por uma cirurgia para arrancar um dente, depois que os veterinários do Highland Wildlife Park, na Escócia, descobriram que o animal estava sofrendo dores.

O urso estava com o rosto inchado, e como antibióticos não fizeram efeito, os veterinários decidiram sedar o animal de 240 quilos para fazer o tratamento dentário.

Foi preciso reunir uma equipe de dez pessoas para levantar Walker, de dois anos, e colocá-lo na mesa feita com pacotes de feno, para suportar o peso do animal.

Uma porta-voz do parque disse que o dente problemático estava escurecido, provavelmente porque se quebrou acidentalmente quando ele ainda era um bebê. O dente acabou tendo de ser arrancado.

"É complicado, mas é algo que fazemos em zoológicos rotineiramente. Só que quando você está lidando com algo desse tamanho, não é odontologia, é mais parecido com carpintaria", brincou o gerente do parque Douglas Richardson.         "Recuperação total"

A operação durou quatro horas e foi realizada por quatro veterinários, entre eles um especialista em odontologia. Segundo os funcionários do parque, Walker já estava comendo e andando normalmente no dia seguinte.

Walker chegou ao Highland Wildlife Park em novembro de 2010, transferido do Zoológico de Rhenen, na Holanda, e no futuro deve fazer parte do programa de procriação de ursos polares em cativeiro da Sociedade Zoológica Real da Escócia.

O jovem macho atualmente divide uma área de 40 mil metros quadrados com Mercedes, uma fêmea que tem cerca de 30 anos de idade e chegou ao Zoológico de Edimburgo em 2009.

Os dois ursos polares tiveram alguns problemas de convivência no início, mas, segundo os tratadores, estariam começando a se aproximar.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições