MENU

Mundo

Vaso do reator 3 de Fukushima pode estar danificado, diz empresa

Vaso do reator 3 de Fukushima pode estar danificado, diz empresa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

O vaso de contenção do reator 3 da central nuclear japonesa de Fukushima, com as barras de combustível, pode estar danificado, anunciou nesta sexta-feira (25) a operadora da instalação, a Tokyo Electric Power (Tepco).

"É possível que o vaso que contém as barras de combustível no reator tenha sido danificado", declarou uma fonte da Tepco à France Presse.

"Substâncias radioativas se dispersaram para longe do reator", afirmou Hideyuki Nishiyama, porta-voz da Agência Japonesa de Segurança Nuclear.     "Segundo os dados disponíveis, pensamos que ainda há uma certa capacidade de confinamento, mas é muito possível que o reator esteja avariado", disse.

Quatro reatores da central nuclear de Fukushima Daiichi (N° 1), situada 250 km ao nordeste de Tóquio, sofreram graves acidentes em consequência dos problemas no sistema de resfriamento provocados pelo terremoto e tsunami que assolaram a região no dia 11 de março.

Um mês

As operações de resfriamento dos reatores podem durar pelo menos um mês adicional, informou a empresa.

"Ainda estamos avaliando os danos na central e não podemos fixar a data na qual funcionarão os equipamentos de refrigeração. Pode levar ainda mais de um mês, quem sabe", declarou um porta-voz da Tepco.

A Agência Japonesa de Segurança Nuclear anunciou que não descarta a possibilidade de elevar o nível de gravidade do acidente de Fukushima, atualmente no grau 5 em uma escala escala de 0 a 7.

"Não podemos descartar a possibilidade de elevar o nível para 6, em consequência da evolução da situação", afirmou uma fonte da agência.

As operações para religar os sistemas de resfriamento foram suspensas parcialmente após o anúncio de que três funcionários foram expostos à radiação.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições