MENU

Mundo

Voos na Argentina são afetados por conflito sindical

Voos na Argentina são afetados por conflito sindical

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Voos internacionais e locais foram afetados nesta quarta-feira (16) nos dois principais aeroportos de Buenos Aires em meio a um conflito sindical com controladores aéreos. A crise motivou no sábado (12) a suspensão das operações da Aerolíneas Argentinas durante dois dias.

A segurança bloqueou durante mais de uma hora a zona de embarque do aeroporto internacional de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, devido ao conflito, disseram os porta-vozes. As operações começaram a se normalizar lentamente ainda na noite de quarta.

O litígio também afetou as operações do Aeroparque, destinado a voos locais e regionais. Os problemas nos aeroportos começaram depois que a presidente argentina, Cristina Kirchner, decidiu na segunda-feira (14) por decreto que os controladores aéreos, que há quatros anos estavam a cargo da Administração Nacional de Aviação Civil, voltem a responder à Força Aérea.

A medida oficial foi tomada no meio da suspensão de voos estabelecida pelas Aerolíneas Argentinas, controlada pelo Estado, devido a uma medida de força supostamente impulsionada pela Associação do Pessoal Técnico Aeronáutico (APTA), que agrupa os controladores aéreos.

Embora o sindicato tenha rejeitado o envolvimento com as medidas de força, o governo o denunciou nesta segunda perante a Justiça por se negar a acatar a conciliação obrigatória ditada para tentar solucionar o conflito.

A Aerolíneas Argentinas está sob gestão estatal desde 2008, quando, no meio de uma severa crise financeira da empresa aérea, o governo argentino resolveu iniciar um julgamento de desapropriação da firma controlada pelo grupo espanhol Marsans.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições