MENU

Mundo

Vtimas de esterelização forçada nos EUA serão indenizadas

Vtimas de esterelização forçada nos EUA serão indenizadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

Cerca de 2 mil pessoas do estado da Carolina do Norte que foram submetidas a esterelizações forçadas a várias décadas serão indenizadas pelo governo estatal, segundo um relatório publicado na segunda-feira por uma comissão especial investigadora dos procedimentos, mas que não chegou a estabelecer o montante de dinheiro.

As vítimas das esterelizações criticaram o relatório, assinalando que o estado deixou passar muito tempo para tomar uma decisão sobre o assunto.

A Carolina do Norte é um dos aproximadamente doze estados que pediram desculpas às vítimas, mas foi o único que elaborou um plano para indenizar as vítimas.

A comissão especial disse que precisava de mais tempo para estabelecer o montante de dinheiro. Foram sugeridas indenizações entre 20 mil e 50 mil dólares.

Cerca de 7.600 pessoas, em sua maioria mulheres ou meninas, foram esterelizadas sob o programa eugenésico da Carolina do Norte. Diferentemente de muitos outros estados americanos, a Carolina do Norte estendeu a prática após a Segunda Guerra Mundial, apesar de estar relacionada com a Alemanha nazista. Cerca de 70% das esterelizações foram praticadas depois da guerra, principalmente na década de 50. O programa foi suspenso em 1977.

Cerca de 60 mil pessoas foram submetidas a esterelizações nos programas eugenésicos que tinham como objetivo estabelecer uma sociedade melhor, ao esterelizar as pessoas consideradas indesejáveis, desde criminosos até pessoas classificadas como débeis mentais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições