MENU

Mundo

Vulcão da Indonésia tem nova e violenta erupção

Vulcão da Indonésia tem nova e violenta erupção

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

O vulcão Sinabung, na ilha indonésia de Sumatra, expeliu cinzas a mais de 3 mil metros de altura nesta sexta-feira, na erupção mais violenta desde que voltou a entrar em atividade no domingo , após 400 anos de inatividade. Na segunda-feira, o Sinabung entrou em erupção pela segunda vez .

"Nesta sexta-feira, o vulcão entrou em erupção às 4h38 (18h38 de Brasília, quinta-feira) e, durante 13 minutos, lançou ao ar uma coluna de cinzas a mais de 3 mil metros. É a maior erupção registrada desde que entrou em atividade no domingo", declarou à AFP o vulcanologista Agus Budianto.

Desde quinta-feira à tarde, os cientistas registravam um intenso movimento de magma dentro do vulcão, segundo Budianto. A erupção foi sentida em uma distância de até oito quilômetros.

Desde domingo, mais de 20 mil pessoas foram retiradas da área próxima ao vulcão, mas várias se recusaram a abandonar os vilarejos. Dos que deixaram a área, muitas voltaram na quinta-feira , apesar da advertência dos especialistas.

A Indonésia, que fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

'Bola de fogo'

O vulcão havia expelido fumaça durante todo o sábado, mas os níveis de alerta não haviam sido elevados, e a mídia local disse que os moradores da região foram surpreendidos com a erupção. Segundo o diário local The Medan Tribune um morador entrou em pânico e saiu correndo ao ver a lava correndo em sua direção “como uma bola de fogo”.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições