Após xingamentos na estréia do Brasil na Copa, Dilma diz que não vai se deixar perturbar por agressões verbais

Após xingamentos na estréia do Brasil na Copa, Dilma diz que não vai se deixar perturbar por agressões verbais

Fonte: Globo.comAtualizado: sexta-feira, 13 de junho de 2014 às 17:12
Na abertura do jogo entre Brasil e Croácia, Dilma cruzou os dedos desejando sorte à Seleção.
Na abertura do jogo entre Brasil e Croácia, Dilma cruzou os dedos desejando sorte à Seleção.

Na abertura do jogo entre Brasil e Croácia, Dilma cruzou os dedos desejando sorte à Seleção.Um dia após ser hostilizada por torcedores na Arena Corinthians, na abertura da Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (13) que não irá se deixar "abater" por agressões verbais. Torcedores que acompanhavam o jogo entre Brasil e Croácia, em São Paulo, xingaram a petista em ao menos quatro momentos, antes e durante a partida. A Fifa também foi hostilizada.

"Eu não vou me deixar perturbar por agressões verbais. Não vou me deixar atemorizar por xingamentos que não podem ser sequer escutados pelas crianças e pelas famílias", disse Dilma durante cerimônia de inauguração da primeira etapa do BRT (corredor de ônibus expresso) do Distrito Federal, sem citar diretamente o episódio do estádio paulista.

Diante de uma plateia de trabalhadores que atuaram na construção da obra do BRT e convidados do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), a presidente lembrou que foi vítima de torturas físicas durante a ditadura militar. Ovacionada pela plateia ao gritos de "um, dois, três, Dilma outra vez", ela ressaltou que não irá se deixar intimidar por hostilidades.
"Eu quero lembrar que [na minha vida] enfrentei situações do mais alto grau de dificuldade. Situações que chegaram ao limite físico. Eu suportei não foi agressão verbal, não. Foram agressões físicas. Suportei agressões físicas, quero dizer pra vocês, quase insuportáveis. E nada me tirou do meu rumo. Nada me tirou dos meus compromissos nem do caminho que tracei pra mim mesma. Não serão xingamentos que vão me intimidar e atemorizar. Eu não vou me abater por isso", complementou a chefe do Executivo.

Os xingamentos contra a presidente da República no jogo de estreia da Copa foram ouvidos em dois momentos antes da partida: após a chegada de Dilma ao estádio e após a execução do hino nacional, já a poucos minutos do início do jogo. No segundo tempo, ela foi xingada mais duas vezes.
O vídeo acima mostra os gritos contra a presidente após a execução do hino. Houve também xingamentos contra a Fifa. Os gritos com palavrões começaram na área VIP e se espalharam por outras partes das arquibancadas da Arena Corinthians.
Em meio ao discurso desta sexta, a petista também comentou que, na avaliação dela, o incidente da arena paulista não reflete o pensamento do "povo brasileiro". Segundo ela, o povo é "civilizado".

"Eu sei uma verdade. Tenho consciência dela, porque conheço o caráter do povo brasileiro. O povo brasileiro não age assim, o povo brasileiro não pensa assim. E, sobretudo, o povo brasileiro não sente da forma como esses xingamentos expressam. O povo brasileiro é um povo civilizado e é um povo extremamente generoso e educado. Podem contar que isso não me enfraquece", enfatizou.

Copa das Confederações
Justamente para evitar vaias, Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, abriram mão de discursar durante a cerimônia de abertura do evento esportivo. No ano passado, na estreia da Copa das Confederações, a presidente foi vaiada em rápida aparição no Estádio Nacional Mané Garrincha antes da partida entre Brasil e Japão.
Na ocasião, a presença dela foi anunciada pelo sistema de som logo depois que os jogadores das duas seleções entraram em campo. Ao lado dela, Blatter também foi alvo das manifestações da torcida.

Ao longo de seu discurso, em 2013, o dirigente da Fifa cobrou respeito do público à chefe do Executivo federal. "Amigos do futebol brasileiro, onde estão o respeito e o fair-play, por favor?", ponderou Blatter na ocasião.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições