Cachoeira não comparecerá ao Conselho de Ética, diz advogado de Demóstenes

Cachoeira não comparecerá ao Conselho de Ética, diz advogado de Demóstenes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A principal testemunha arrolada na defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) no processo do Conselho de Ética, Carlinhos Cachoeira, não deverá comparecer ao depoimento previsto para esta quarta-feira. Segundo o advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, quem o deu a informação foi o próprio advogado de Cachoeira, Marcio Thomáz Bastos.

Os dois jantaram na noite de segunda-feira para tratarem do processo do Mensalão, uma vez que Kakay defende o publicitário Duda Mendonça. "O Márcio Thomáz Bastos me disse que o Cachoeira não virá. Ele vai alegar que já compareceu à CPI", relatou o advogado, referindo-se à presença de Cachoeira na CPI, marcada para esta terça-feira.

Cachoeira é investigado na CPI por comandar um esquema de jogos ilegais e de trágico de influência com servidores públicos e privados. Os mesmos relatórios apontam envolvimento do senador por Goiás com as atividades de Cachoeira, cuja defesa foi adiada do dia 28 para o dia 29 próximos, a pedido do relator do caso, senador Humberto Costa (PT-PE).

Se a ausência de Cachoeira se confirmar, a defesa não terá nenhuma testemunha no processo disciplinar que investiga quebra de decoro parlamentar por parte de Demóstenes. Isso porque a outra testemunha, o advogado Ruy Cruvinel, desmarcou seu depoimento no Conselho nesta terça, alegando "motivos pessoais".

"Demóstenes vem. Ao Conselho de Ética, acho que ele tem que vir. Aqui, acho que ele tem que prestar satisfação a seus pares", disse Kakay. Entretanto, sobre o comparecimento de Demóstenes à CPI, para a qual ele foi convocado a apresentar-se no dia 31 de maio, a orientação é para que ele se apresente, mas se mantenha em silêncio. "Minha orientação jurídica é a de que Demóstenes vá à CPI, mas não fale."

De acordo com Humberto Costa, o próprio acusado pediu que seu depoimento, inicialmente marcado para o dia 28, fosse adiado para as 9h30 do próximo dia 29. O conselho aprovou a mudança por unanimidade em reunião na manhã desta terça, à qual o relator compareceu com uma tipoia no braço esquerdo em razão de uma fratura.

Durante a reunião, o presidente do Conselho, Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), comunicou aos senadores o recebimento de ofício do advogado Ruy Cruvinel no qual ele informa que não compareceria à audiência por “motivos pessoais”. O advogado foi incluído como testemunha de defesa de Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Valadares explicou que o Conselho não tem a prerrogativa de convocar testemunhas, apenas convidá-las a depor. "Todos sabem que o conselho pode fazer convites a testemunhas, mas não tem o poder coercitivo de obrigar a uma testemunha a comparecer para prestar depoimento. Nós não temos nem o poder de convocar, mas sim de convidar. A testemunha diz que não comparece porque quer manter sua privacidade", disse.

Com Agência Senado

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições