Comissão de Ética pede explicações a Pimentel sobre consultorias

Comissão de Ética pede explicações a Pimentel sobre consultorias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:14

Reuters

Ministro tem dez dias para prestar informações e a comissão decidirá se haverá abertura de procedimentos sobre denúncias

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República pediu, nesta segunda-feira, explicações ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, sobre consultorias prestadas por sua empresa.

Leia também: PGR confirma no Supremo Tribunal Federal denúncia contra Pimentel

 

 

Fernando Pimentel teria obtido R$ 2 milhões em serviços de consultoria de sua empresa entre 2009 e 2010

Foto: AE

 

O ministro tem dez dias para prestar as informações, contados a partir do momento em que for oficialmente comunicado o pedido, decidido pelo voto de desempate do presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence.

"Decidiu-se, pelo meu voto de minerva, encaminhar o pedido de informações, esclarecimentos ao ministro", disse o presidente.

De acordo com reportagens publicadas no final do ano passado, Pimentel teria obtido R$ 2 milhões em serviços de consultoria de sua empresa entre 2009 e 2010, período em que já havia deixado a Prefeitura de Belo Horizonte e antes de assumir o ministério no governo da presidenta Dilma Rousseff.

Uma das empresas que contrataram a consultoria teria obtido um contrato com a Prefeitura de Belo Horizonte após Pimentel deixar o cargo.

Segundo Pertence, a Comissão de Ética só decidirá se haverá abertura de procedimento sobre as denúncias contra o ministro após a entrega das informações.

"Sem fazer nenhum juízo de mérito por ora sobre as acusações correntes ao ministro do desenvolvimento, resolvemos dar-lhe a oportunidade de se manifestar para que então possamos ajuizar se existe essa situação excepcional em que se justificaria a abertura de um processo de ética, embora os fatos veiculados sejam todos eles anteriores à sua posse no ministério", afirmou o presidente.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições