Em enquete inovadora, Marta é eleita pior prefeita de SP dos últimos 20 anos

Em enquete inovadora, Marta é eleita pior prefeita de SP dos últimos 20 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Lançada pelo iG na última terça-feira, plataforma revolucionária proporcionou interação completa e em tempo real entre usuários do portal; ao todo, foram mais de 109 mil votos

Baseada no conceito de real time, que proporciona uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal, a nova plataforma de enquete lançada pelo iG na última terça-feira (31), apontou Marta Suplicy (PT) como a pior prefeita de São Paulo dos últimos 20 anos. Ao final da enquete, neste domingo (5), a ex-prefeita recebeu 44.565 votos, terminando bem à frente de José Serra(PSDB), com 26.763. Celso Pitta, Gilberto Kassab (PSD), Paulo Maluf (PP) e Luiza Erundina (PSB) apareceram em seguida, nesta ordem. Ao todo, foram computados 109.391 votos em seis dias. 

A plataforma teve um grande alcance nas redes sociais, em especial no Twitter e no Facebook. A repercussão da enquete do iG foi imediata e, durante a semana, vários usuários convocaram os amigos para votar na home do portal, fazendo com que a plataforma rapidamente se tornasse um viral na rede. 

Marta Suplicy, preterida pelo ex-ministro da Educação Fernando Haddad na disputa interna do PT pela indicação do partido à Prefeitura de São Paulo, governou a capital paulista entre 2001 e 2004. Em 2000, ela foi eleita prefeita da cidade após derrotar o ex-prefeito Paulo Maluf no 2º turno.

Serra, o segundo pior prefeito dos últimos 20 anos de acordo com o resultado do levantamento, administrou a maior cidade do País por apenas dois anos, entre 2005 e 2006, após ser eleito em 2004 derrotando no 2º turno a própria Marta. O tucano deixou o cargo nas mãos do então vice Gilberto Kassab e concorreu ao governo do estado em 2006 (foi eleito no 1º turno).

Depois de Marta e Serra, o mais votado como o pior prefeito de São Paulo foi Celso Pitta, eleito em 1996 e que governou a capital de 1997 a 2000, sucedendo seu mentor político, o ex-prefeito Paulo Maluf (1993-1996). Pitta, que recebeu 14.762 votos, deixou o cargo sob uma série de denúncias de corrupção e quase foi alvo de um processo de impeachment. Ele morreu em 2009 em decorrência de um câncer.

O atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que assumiu a Prefeitura no lugar de Serra em 2005, foi eleito em 2008 vencendo Marta Suplicy no 2º turno e tem sido mal avaliado pela maioria da população paulistana (teve nota média 4,4 em recente pesquisa do Datafolha), foi o quarto mais votado, com 10.323 votos. Ele superou Maluf (8.710), que declarou apoio ao petista Fernando Haddad nas eleições deste ano e cujo partido, o PP, integra a aliança que sustenta a candidatura do ex-ministro da Educação.

Entre todos os nomes apresentados aos internautas, o da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-1992) foi o mais bem avaliado. Ela apareceu na última colocação da enquete sobre o pior prefeito de São Paulo nos últimos 20 anos, com 4.268 votos. Atualmente no PSB, Erundina chegou a ser candidata a vice na chapa de Haddad, mas desistiu do posto em represália ao apoio de Maluf ao petista.

Plataforma inovadora

A plataforma de enquete é baseada no conceito real time, que promove uma interação completa e em tempo real entre todos os usuários do portal.

O leitor poderá participar de enquetes e conferir de que forma todos os outros usuários estão votando simultaneamente. Assim, é possível acompanhar os resultados e medir as mudanças de humor dos internautas em relação aos principais temas do Brasil e do mundo.

A tecnologia, criada pela IBT, empresa que pertence à Brztech, da qual faz parte o grupo português Ongoing, reduz o tempo entre a ação do usuário e a visualização, eliminando os atrasos decorrentes da atualização de páginas e de publicação. O grupo Ongoing é controlador do portal iG.


Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições