Ex-presidente do PP é condenado a mais de 9 anos de prisão por mensalão

Ex-presidente do PP é condenado a mais de 9 anos de prisão por mensalão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:09

Agência Estado

Pedro Corrêa foi o único réu condenado a regime fechado na sessão desta segunda-feira; outros parlamentares da base aliada tiveram pena menor e devem cumpri-la no semiaberto

O ex-presidente do PP e ex-deputado Pedro Corrêa foi condenado a 9 anos e 5 meses de prisão em regime fechado no processo do mensalão. Ele terá ainda de pagar mais de R$ 1,1 milhão em multas. Corrêa foi condenado por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro e teve pena maior que outros parlamentares da base aliada.

O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), o ex-deputado Bispo Rodrigues (antigo PL-RJ), José Borba (PMDB) e o deputado Pedro Henry (PP-MT) se livraram do regime fechado ao terem suas penas fixadas em menos de 8 anos de reclusão.

O julgamento será retomado na próxima quarta-feira com a dosimetria dos últimos três dos 25 condenados: o presidente do PTB, Roberto Jefferson, o ex-secretário do PTB Emerson Palmieri e o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP).

No caso de Corrêa, o relator, ministro Joaquim Barbosa, venceu somente a questão de formação de quadrilha, em que impôs pena de 2 anos e 3 meses de reclusão. Em relação à corrupção passiva, prevaleceu o voto do revisor, ministro Ricardo Lewandowski, de 2 anos e 6 meses. Na lavagem de dinheiro, quem abriu a divergência vencedora foi a ministra Rosa Weber, que propôs a sanção de 4 anos e 8 meses.

O ex-presidente do PP foi o único réu condenado a regime fechado na sessão desta segunda-feira (26). Os deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) se beneficiaram de empates e obtiveram penas mais baixas que os livraram de cumprir a pena em regime fechado. Valdemar recebeu pena de 7 anos e 10 meses e Henry de 7 anos e 2 meses.

Os ex-deputados Bispo Rodrigues (PL-RJ) e Romeu Queiroz (PTB-MG) foram condenados a regime semiaberto, enquanto o ex-líder do PMDB José Borba (atual PP-PR) recebeu pena de 2 anos e 6 meses, que deve ser convertido em pena alternativa.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições