Hillary Clinton chega ao Brasil e visita Dilma amanhã

Hillary chega ao Brasil e visita Dilma amanhã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, desembarcou na noite deste domingo (15) em Brasília, para cumprir agenda segunda (16) e terça-feira (17), entre as quais a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto.

Hillary esteve na Colômbia, onde participou, junto com o presidente dos Estados UnidosBarack Obama, da 6ª Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias, no final de semana.

O primeiro compromisso de Hillary no Brasil será na manhã desta segunda-feira, quando participa da 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global Brasil-EUA. Na prática, o encontro servirá para aprofundar os acordos firmados entre ambos países durante a vinda de Obama ao Brasil, em março de 2011, e da visita recente de Dilma a Washington.

Os assuntos discutidos, segundo informou a embaixada norte-americana, irão desde educação à política global e questões econômicas. “O diálogo representa um foro para transformar os acordos em ações concretas”, segundo a embaixada.

Às 12h30, Hillary será recebida por 150 empresários brasileiros e americanos na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, um encontro promovido pelo órgão e pela Amcham (Câmara Americana de Comércio). A secretária deverá propor maior parceria em projetos de inovação tecnológica com o Brasil, segundo a CNI.

Hillary estará acompanhada do ministro norte-americano do Interior, Ken Salazar, que deverá detalhar aos empresários o funcionamento dos dois novos consulados a serem criados no Brasil, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre, decisão anunciada esta semana pela secretária.

Na parte da tarde, Hillary terá um encontro bilateral com o ministro Antonio Patriota, e ambos, em seguida, farão uma declaração à imprensa.

Transparência

Na terça-feira, às 10h, Hillary encontra-se com a presidente Dilma Rousseff durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto.

A conferência é um desdobramento da Open Government Partnership (OGP) - Parceria para Governo Aberto -, grupo de diversos países liderados por EUA e Brasil que visa difundir práticas como transparência orçamentária e acesso a informações públicas. O Brasil é coautor do projeto a convite do presidente norte-americano, Barack Obama.
Hillary deverá deixar Brasília na manhã de terça e seguir para a Bélgica.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições