Oposição reage à condenação de Dirceu no julgamento do mensalão

Oposição reage à condenação de Dirceu no julgamento do mensalão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

Ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e mais cinco réus foram condenados pela maioria do STF por corrupção ativa nesta terça-feira

A condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) no julgamento do mensalão, José Genoíno, Delúbio Soares e mais cinco réus por corrupção ativa no Supremo Tribunal Federal (STF) já motivou comentários das principais lideranças de oposição da Câmara e do Senado na noite desta terça-feira (09).

“O veredito deixa esclarecido o seguinte ponto: não foi farsa nenhuma, (o mensalão) existiu e (o STF) condenou os mandantes e os mandados”, afirmou ao iG José Agripino Maia, presidente nacional do DEM. O senador disse também que a decisão da maioria do supremo pode apontar para o envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo. “É muito difícil que ele não soubesse o que acontecia em sua antessala”, completou.

Bruno Araújo (PSDB-PE), líder tucano na Câmara, afirmou que a decisão consolidou para a história que o governo petista comprou apoio político. \"O governo do PT usou recursos públicos para comprar parlamentares. Isso não é uma fala política, mas é uma fala da instituição da República. Hoje, ficou consolidado para a história\", disse.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias afirmou que o julgamento deixa uma marca no PT. \"O julgamento deixa uma marca inapagável na história do PT, com seus líderes principais condenados\", declarou. O senador pediu ainda uma mudança no comportamento da classe política motivada pelo julgamento. \"É uma convocação para que a classe política mude o comportamento, para que combata o sistema que deu origem ao mensalão\".

Rubens Bueno (PPS-PR), líder do partido na Câmara, afirmou que  o tribunal \"coloca fim à impunidade no país\". \"Todos que ganhavam a eleição e que tinham interesses outros que não o público vão deixar de existir\", afirmou. Em referência à condenação de Dirceu, completou. \"E para nossa tristeza, a condenação de um ex-ministro pelo STF deixa o governo Lula como o mais corrupto do país.\"

A maioria dos ministros do STF condenou na tarde de hoje o chamado \"núcleo político\" do esquema do mensalão. Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil, foi acusado pelo Ministério Público Federal de comandar o esquema de compra de apoio parlamentar ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apenas o ministro Celso de Mello, que se ausentou desta sessão, ainda não votou sobre o caso de Dirceu. Em tese, os ministros podem mudar o voto até que a análise do item seja concluída, mas uma alteração nesta etapa seria excepcional

Além dos petistas, foram condenados por corrupção ativa o publicitário Marcos Valério, seus sócios, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, e a ex-diretora da SMP&B Simone Vasconcelos.

Colaboração de Rafael Romer com Reuters e Agência Estado

 

Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições