Pesquisa aponta Dilma com 43,5% nas intenções de voto para 2014

Pesquisa aponta Dilma com 43,5% nas intenções de voto para 2014

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:04
dilma
Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta quinta-feira (7) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 43,5% das intenções de voto para as eleições de 2014 nas entrevistas estimuladas (quando são apresentados os nomes dos candidatos) quando os adversários são Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). 
Neste cenário, Aécio tem 19,3%. Já Eduardo Campos (PSB), que se aliou a Marina Silva, aparece com 9,5%.
 
Segundo o levantamento, 20% votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 7,8% não sabem ou não responderam. No cenário com Eduardo Campos como candidato, diz o instituto, a presidente Dilma venceria já no primeiro turno na disputa.
 
É a primeira pesquisa realizada pelo instituto desde que Campos anunciou aliança com Marina Silva, que se filiou ao PSB após ter o registro de seu partido, o Rede Sustentabilidade, negado pela Justiça Eleitoral.
O levantamento ouviu 2.005 pessoas entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro em 135 municípios de 21 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em um segundo cenário, em que Eduardo Campos é substituído por Marina Silva, a presidente Dilma registra 40,6% das intenções de voto contra 22,6% de Marina. Aécio Neves passaria para a terceira colocação com 16,5% das intenções de voto.
 
Votariam em nenhum, branco ou nulo 14,9% e 5,4% não souberam ou não responderam. O instituto aponta possibilidade de segundo turno se Marina for a candidata do PSB.
 
Eventual segundo turno
A presidente Dilma Rousseff venceria no segundo turno considerando cenários em que os candidatos são Marina Silva, Aécio Neves ou Eduardo Campos. Entre os três adversários, Dilma teria maior vantagem contra Eduardo Campos - ela venceria com 49,2% e ele ficaria com 17,5%.
Contra Aécio Neves, Dilma venceria com 46,6% contra 24,2% do tucano. Na disputa com Marina, Dilma venceria com 45,3% e Marina teria 29,1%.
 
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes), passou de 16% na pesquisa diivulgada em setembro para 18,9% no atual levantamento. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em segundo, mas oscilou de 9,7% para 7,5%. Aécio Neves que tinha 4,7% passou para 6,7%.
Marina Silva passou de 5,8% para 5,6% e Eduardo Campos, de 1,6% para 2,2%. José Serra tinha 1% e passou para 0,6%. Geraldo Alckmin foi de 0,5% para 0,2% e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, de 0,5 para 0,1%.
Entre os entrevistados, 21,5% disseram que querem que o PT se mantenha na Presidência da República - em setembro eram 21,9%. O PSDB, em segundo, foi citado por 4,5% dos ouvidos, mesmo percentual do levantamento anterior.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições