Romney ganha primária republicana em Illinois

Romney ganha primária republicana em Illinois

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

O pré-candidato favorito à indicação do partido Republicano para enfrentar Obama nas eleições de novembro, Mitt Romney, deve vencer as primárias no estado do Illinois, reduto do presidente e candidato à reeleição, segundo projeção da rede CNN.

Com cerca de 7% dos votos apurados, Romney liderava a disputa, com 55% dos votos, contra 27% dp ex-senador Rick Santorum. O ex-deputado Ron Paulaprece com 10% e o ex-líder da Câmara Newt Gingrich, com 7%.

Pesquisas de boca-de-urna mostravam que 70% dos votos do estado vieram de áreas do subúrbio de Chicago, onde Romney tinha mais apoiadores, segundo sondagens antes da votação. Levantamentos também mostravam o ex-governador de Massachusetts com mais votos entre os eleitores com maior nível educacional, enquanto Santorum liderava a preferência em comunidades rurais e que se consideravam "muito conservadores", segundo a CNN.

Um total de 54 delegados estão em jogo na disputa desta terça-feira, que devem ser distribuídos proporcionalmente. Para Romney, no entanto, conquistar os votos populares será tão importante quanto aumentar o número de delegados.

Romney foi quem venceu mais primárias, mas as recentes vitórias de Santorum o impediram de garantir a indicação.

Se se confirmar a vitória em Illinois, estado pelo qual Obama foi senador, Romney conseguiria uma vantagem com vistas às primárias na Luisiana (sul) em 24 de março, bem como nas de Maryland (leste) e no Distrito Federal (Washington), em 3 de abril.

No entanto, Santorum, que venceu 10 das 31 primárias e caucus celebrados até agora, ainda acredita ter chances.

"Convido-os a ler os artigos de jornal que contam como (o ex-presidente) Ronald Reagan não liderava as primárias e até que ponto era (considerado) conservador demais para ganhar" a indicação do seu partido, declarou Santorum na segunda-feira à emissora Fox News.

Delegados

A primária em Illinois oferece 54 delegados e se segue à fácil vitória do ex-governador de Masssachusetts no domingo em Porto Rico, onde Romney conquistou todos os 20 delegados em disputa após obter mais de 80% dos votos.

Segundo a última estimativa divulgada pela CNN, Romeny tem até agora 507 delegados e Santorum, 239. O ex-líder da Câmara Newt Gingrich vem em seguida, com 136 e o ex-parlamentar pelo Texas Ron Paul tem 69.

A despeito da sua liderança no número de delegados, Romney ainda enfrenta questionamentos sobre sua habilidade para conquistar a base convervadora republicana e a vitória em Illinois ajuda a cementar sua liderança.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições