TSE diz que partidos informaram que têm mais de 15 milhões de filiados

TSE diz que partidos informaram que têm mais de 15 milhões de filiados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04
urna eletronica
Os 32 partidos políticos do Brasil informaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que têm um total de 15.270.234 filiados, segundo dados consolidados pelo G1. Esse número corresponde a 10,8% dos atuais 140.943.293 eleitores do país, segundo dado mais recente do TSE sobre o eleitorado.
 
Desde 21 de outubro, os números isolados de filiados de cada sigla por unidade da federação estão disponíveis no site do TSE. O G1 somou os números de filiados de cada um dos 32 partidos nos 26 estados e no Distrito Federal para chegar ao total de cada legenda no país.
 
Os números finais sobre a quantidade de filiados por partido, de acordo com a assessoria do TSE, serão divulgados somente em dezembro, depois que o tribunal julgar 75,2 mil casos "sub judice", como por exemplo os de suspeita de dupla filiação.
 
As listas de filiados foram enviadas à Justiça Eleitoral pelos partidos até o último dia 14 de outubro, conforme determina a regra eleitoral. Depois de julgados os casos "sub judice", todos os que permanecerem nas listas enviadas pelas legendas estarão aptos a concorrer na eleição de 2014.
Em outubro do ano passado, quando ainda havia 30 partidos no país, o número total de filiados a agremiações políticas era de 15,13 milhões.
Neste ano, o TSE autorizou a criação de dois novos partidos – PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e SDD (Solidariedade).
 
PMDB lidera
Considerando as filiações que ainda estão "sub judice", o PMDB permaneceu neste ano como o partido com mais filiados (2,357 milhões) .
O PT se manteve na segunda colocação (1,58 milhão). O PP é o terceiro (1,41 milhão), seguido por PSDB (1,35 milhão) e PDT (1,2 milhão).
No total, 7 dos 32 partidos apresentaram ao TSE listas com mais de 1 milhão de filiados – PMDB, PT, PP, PSDB, PDT, PTB e DEM. Só o PMDB supera a marca dos 2 milhões de filiados.
A legenda com o menor número de filiados é o PCO (2.263), seguido pelas duas mais novas agremiações do país, PROS (4.258 filiados) e SDD (4.647 associados).
Em relação ao ano passado, 7 partidos registraram retração no total de filiados (PCO, PCB, PMN, PPS, DEM, PSDB e PMDB).
A queda só foi expressiva no PCO, que perdeu 18% dos filiados. As demais legendas registraram redução de menos de 2%.
 
'Sub judice'
As 75,2 mil filiações "sub judice", segundo o TSE, foram registradas principalmente em razão de dupla filiação – após o julgamento, o tribunal pode anular uma delas.
O PROS, com 4,2 mil filiados, tem 23% dos nomes questionados na Justiça em razão de aparecerem na lista de outros partidos. O SDD, com 4,6 mil filiados, tem 17% dos filiados sob análise.
Segundo o TSE, essas situações foram verificadas principalmente nesses novos partidos porque o período disponível para filiação foi curto.
 
PROS e o SDD tiveram os registros aprovados pelo TSE em setembro, somente duas semanas antes do prazo legal para um partido se legalizar e poder concorrer na próxima eleição (um ano antes do pleito).
No caso da Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, por exemplo, o pedido foi julgado quase na véspera do prazo, e o partido teve o registro negado – por isso não poderá disputar a eleição do próximo ano.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições