Segundo TSE, 90% da apuração dos Votos, acontecerá até as 21h30

Segundo TSE, 90% da apuração dos Votos, acontecerá até as 21h30

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

Em alguns Estados, o horário de verão deve atrasar o fim da apuração; em São Paulo, a previsão é de que o resultado saia até as19h30

O TSE prevê que até as 21h30 deste domingo 90% dos votos estejam apurados. Em São Paulo, a previsão é de que o resultado saia antes, por volta das 19h30. Em alguns Estados, o resultado deve atrasar por conta do horário de verão. Em Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas, onde não há o horário, a diferença chega a duas horas e as urnas fecham às 19h.

Assim como no primeiro turno, as urnas ficam abertas das 8 horas às 17 horas. O eleitor só precisa levar um documento oficial com foto (como RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou certificado de reservista). Quem não votou no primeiro turno poderá votar sem problemas agora, mesmo que ainda não tenha justificado sua ausência nas urnas.

Documentos: Saiba o que você precisa levar no dia da eleição

“Temos três horários prevalecendo no País. Temos quatro Estados com duas horas de diferença, temos o horário de Brasília e alguns Estados com uma hora de diferença a menos. Isso amanhã vai fazer com que o resultado não seja nos mesmos termos do que aconteceu no primeiro turno”, disse a presidenta do TSE, Cármen Lúcia, em entrevista na véspera do pleito. No primeiro turno, a previsão do TSE era de que o resultado em 90% das urnas saísse às 20h.

No domingo, 31,7 milhões em 50 cidades com mais de 200 mil eleitores voltarão às urnas. Dos 50 municípios, apenas três utilizarão a identificação biométrica: Curitiba (PR), Porto Velho (RO) e Jundiaí (SP). No primeiro turno, 299 cidades em 24 estados utilizaram o sistema, que identifica os votantes pelas impressões digitais.  Entre as cidades que escolhem seus prefeitos hoje, estão 17 capitais e 33 municípios. Em 2008, 30 cidades brasileiras tiveram o segundo turno.

Não haverá votação no Distrito Federal nem na cidade de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Os brasileiros que moram no exterior também não votam em pleitos municipais.

Cola eleitoral: Escolha seus candidatos e imprima os números 

Maior colégio eleitoral do País, com 43,2% dos votantes brasileiros, a região Sudeste terá mais da metade das cidades com segundo turno: são 26 municípios, entre eles, as capitais São Paulo e Vitória. Seguem a região Sul, como nove municípios; a região Nordeste, com oito; a região Norte, com cinco; e a região Centro-Oeste, onde o segundo turno acontecerá apenas nas capitais Campo Grande e Cuiabá.

Entre os partidos, PT, PMDB e PSDB são os que têm mais representação neste domingo. A legenda da presidenta Dilma Rousseff vai para o segundo turno em cinco capitais: São Paulo, Salvador, Fortaleza, João Pessoa e Cuiabá. O PT estará ainda em 17 outras cidades do interior. A principal disputa do partido será na capital paulista, onde o candidato Fernando Haddad, que teve 28,98% dos votos válidos no primeiro turno, enfrenta o tucano José Serra.

Além de São Paulo, o PSDB, principal partido de oposição, disputa no segundo turno o comando de outras 15 prefeituras – seis capitais e nove municípios. Para os tucanos, estão em jogo Vitória, São Luis, Teresina, João Pessoa, Manaus, Bélem e Rio Branco.

O PMDB - partido que elegeu o maior número de prefeitos no primeiro turno e já conta com o comando do Rio de Janeiro, com Eduardo Paes - disputará o segundo pleito nas capitais Campo Grande, Natal e Florianópolis. A legenda ainda lutará pelo comando de outras 13 grandes cidades.

O PSB, que conseguiu reeleger Márcio Lacerda e teve o maior crescimento no número de prefeituras neste pleito, estará no segundo turno de Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho. Já o PSD, que participa de sua primeira eleição desde sua fundação, no ano passado, pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem a chance de conquistar o comando de Florianópolis.

Também estão nas disputas por capitais o PDT (Curitiba, Natal e Macapá), o PSOL (Bélem e Macapá), o PPS (Vitória), o PP (Campo Grande), o PTB (Teresina), o PCdoB (Manaus), o PSC (Curitiba), o PTC (São Luís) e o PV (Porto Velho).

Votação

Para auxiliar o eleitor na votação de hoje, o iG disponibiliza uma página especial sobre as Eleições 2012. Ali, estão todas as notícias e ferramentas sobre a corrida municipal. O Calendário Eleitoral traz as principais datas da corrida municipal em todo o País. Já o Guia do Eleitor traz respostas para dúvidas frequentes relacionadas à votação, como a documentação necessária para comparecer à urna ou o funcionamento da urna eletrônica.

Há ainda uma série especial com vídeos sobre Educação Política , para explicar como funciona o processo eleitoral. Para conhecer os políticos que disputam cargos de prefeito nas capitais brasileiras, basta recorrer aos Perfis de Candidatos e checar o desempenho de cada um na página de Pesquisas Eleitorais . Na hora do resultado, é possível acompanhar a Apuração em Tempo Real em todas as cidades onde ocorre a segunda etapa de votação.

*Com Agência Brasil


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições