URGENTE: Renan Calheiros diz que Joaquim Barbosa anunciou aposentadoria

Fonte: O GLOBO Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:01
Presidente do Supremo, Joaquim Barbosa
Presidente do Supremo, Joaquim Barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, comunicou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que deixará o tribunal. O encontro foi na presidência do Senado.

- Ele (Joaquim) disse que vai deixar o STF. Nos comunicou que a visita era para se despedir. Sentimos muito porque é uma das melhores personalidades do país. Estamos muito tristes - disse Renan Calheiros.

O presidente do Senado afirmou que a aposentadoria de Joaquim Barbosa deve se dar em junho, mas ainda não teria data confirmada.

No percurso entre o Senado e o gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Joaquim evitou confirmar, mas indiretamente deixou claro que vai se aposentar mesmo.

- Aguardem. Direi no momento oportuno. Não confirmo nada - disse Joaquim.

Mas, ao ser perguntado por uma repórter se deixará o tribunal em junho, o presidente do STF deixou claro que está de saída.
- Não tem data ainda.

Barbosa deve fazer um pronunciamento hoje na abertura da sessão plenária do Supremo. Há meses ele vinha deixando claro sua intenção de se aposentar até o fim deste ano.
Antes de ir para o Senado, Barbosa se encontrou com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Foi Barbosa quem pediu a audiência, que durou cerca de 15 minutos. Segundo o Planalto, participaram do encontro somente Barbosa e Dilma. O ministro pediu que a presidente mantivesse reserva sobre o teor da conversa.

Barbosa repassaria a presidência do STF no fim do ano para o ministro Ricardo Lewandowski, com que quem ele não tem bom relacionamento desde o início do processo do mensalão, quando ambos ficaram em campos opostos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições