10 dicas para receber seus convidados

10 dicas para receber seus convidados

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Receber amigos e parentes para jantar deve ser um prazer e não um motivo de preocupação. Um dos requisitos para receber com sucesso é agir com naturalidade, segurança e desenvoltura, proporcionando aos convidados um clima de descontração e demonstrando interesse na presença de todos, indistintamente. Além de sensibilidade e no bom senso.

Seguem 10 dicas para receber bem seus convidados:

1- Faça o convite com antecedência. Se os convites forem impressos, entregue-os pelo menos dez dias antes do evento. Se você vai convidar pessoalmente ou pelo telefone, avise pelo menos cinco dias antes.

2- Programe o cardápio. Decida o que você vai servir considerando o nível de formalidade, o objetivo da reunião e a sua disponibilidade financeira.

3- Controle as providências. Quando você planejar uma reunião, faça uma lista de todas as providências a tomar, tanto para a refeição como para a ambientação. Assim, você evitará fazer compras às pressas no último momento.

4- Mantenha a sintonia com os convidados. Se o almoço ou jantar é sentado à mesa, quando todos os convidados estiverem servidos, comece a comer naturalmente, no ritmo das demais pessoas, para que todos se sintam à vontade.

5- Evite ter que ficar levantando. Planeje a maneira de servir a comida de forma que você não precise ficar levantando-se da mesa a cada instante. Assim você evitará que os convidados fiquem constrangidos.

6- Mantenha a conversa agradável: Não deixe que a conversa concentre-se em um único assunto e impeça que temas polêmicos causem constrangimentos ou discussões. Isso é importante principalmente quando os convidados não se conhecem.

7- Indique o lugar de cada convidado. Se a reunião for formal, o lugar de cada um pode ser indicado com um cartãozinho.

8- Cuide da música e da luz. Escolha músicas que criem um clima agradável e de acordo com os convidados. Ilumine o ambiente sem exageros, mas permitindo que as pessoas vejam bem a comida nos pratos.

9- Adapte-se ao clima da reunião. Se está agradável e descontraída, você pode servir o café à mesa para não quebrar o clima, mesmo que você tenha planejado fazer isso em outro ambiente da casa.

10- Descanse antes de receber os convidados. Organize tudo com tempo, de maneira que você possa descansar um pouco antes de os convidados chegarem. Assim, você estará relaxado e tranqüilo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições