12,2% dos voos domésticos registram atraso, aponta Infraero

12,2% dos voos domésticos registram atraso, aponta Infraero

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Dos 551 voos domésticos previstos para decolar até as 8h desta terça-feira (28), 67 (12,2%) registraram atraso superior a 30 minutos e 27 (4,9%) foram cancelados, segundo boletim divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Em números absolutos, as maiores quantidades de voos com atraso pertencem às companhias Gol e TAM, com 21 (11,2%) e 29 (15,4%), respectivamente. A Gol teve, até as 8h, nove voos (4,8%) cancelados, enquanto a TAM teve sete (3,7%) das suas decolagens suspensas. Ambas as companhias aéreas tinham 188 voos previstos para o período.

O maior percentual de voos domésticos cancelados é da empresa Webjet (quatro voos, que equivalem a 18,2% dos voos da companhia). Na segunda-feira (27), 61,4% dos voos da Webjet registraram atraso. Em nota, a empresa informou que problemas meteorológicos que atingiram as regiões Sul e Sudeste do país no fim de semana e na manhã de segunda-feira geraram os atrasos e cancelamentos dos voos.

Entre os voos internacionais, dos 32 previstos até as 8h, dois (6,3%) registraram atraso e um (3,1%) foi cancelado. O cancelamento ocorreu no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde sete voos estavam previstos.

Pelo país

Em São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, dos 43 voos previstos, sete (16,3%) registraram atraso e quatro (9,3%) foram cancelados. No Aeroporto de Congonhas, um voo (3,1%) registrou atraso e seis (18,8%) foram cancelados, entre os 32 programados para o período.

Nos aeroportos do Rio de Janeiro, o percentual de atrasos também supera a média nacional. No Galeão, dos 29 voos previstos, quatro (13,8%) tiveram atraso. Não houve cancelamentos. No Santos Dumont, dos 26 voos programados, quatro (15,4%) registraram atraso e sete (26,9%) foram cancelados.

Em Belo Horizonte, no Tancredo Neves, dez voos (41,7%) registraram atraso e quatro (16,7%) foram cancelados, entre os 24 previstos. A situação é mais tranquila no Aeroporto da Pampulha, onde não há voos atrasados e apenas uma das seis decolagens previstas foi cancelada.

Semana do Natal

Durante a semana do Natal, os passageiros que tinham viagem de avião marcada enfrentaram alguns transtornos. Aeroviários e aeronautas ameaçaram entrar em greve para reivindicar reajuste salarial.

Na quarta-feira (22), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que 80% dos trabalhadores devem continuar trabalhando até o início de janeiro. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 100 mil. Em assembleia na manhã de quinta-feira (23), os funcionários decidiram suspender a paralisação.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições