15 árvores em risco serão cortadas em Fortaleza - CE

15 árvores em risco serão cortadas em Fortaleza - CE

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Somente na Avenida do Imperador, no Centro, 15 árvores deverão ser sacrificadas pela Prefeitura de Fortaleza. O diagnóstico é ainda parcial e envolverá espécies que estão apresentando risco de desabar. A avaliação está sendo feita por órgãos da Prefeitura de Fortaleza.

O diretor operacional da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Franzé Cidrão, informou que a vistoria na Avenida do Imperador somente será concluída na próxima segunda-feira, dia 31. Ele acrescentou que haverá o plantio do dobro de árvores que venham a ser sacrificadas.

Enquanto, no Centro, árvores serão retiradas pelo risco de desabamento, na Avenida Raul Barbosa, um total de 48 mudas foram plantadas ontem. O ato fez parte das comemorações pelo Dia da Mata Atlântica, e visou ocupar espaços vazios de vegetação, com espécies desse bioma.

De acordo com o diretor do Departamento Técnico de Urbanismo (DTU) da Emlurb, José Wilmar da Silveira Neto, a escolha pela Raul Barbosa se deu tanto pela deficiência na arborização, com grandes vazios de vegetação no canteiro central, quanto pela necessidade de recompor plantas que são próprias da Mata Atlântica.

Foram plantados cajueiro, cajazeira, oiti, torém e ipê. As mudas ficam dispostas no canteiro central, que liga a Raul Barbosa à Avenida Pontes Vieira.

Vandalismo

Segundo Wilmar, o grande problema da arborização é manutenção, tanto pela necessidade de irrigação nos períodos secos do ano, quanto pelo intenso combate ao vandalismo.

Ele afirma que não há crise na produção de mudas, que, por sinal, é bastante eficiente no Horto Florestal Falconete Fialho, onde há uma reserva de 150 espécies, somando mais de 120 mil mudas.

Esse número se dá mesmo considerando que a produção de mudas foi 30% menor se comparada à do ano passado. A explicação é que a quadra invernosa bastante fraca comprometeu os viveiros de plantas arbóreas e ornamentais.

O Horto Florestal Falconete Fialho fica localizado no Passaré e faz parte do Bioparque, que é formado, ainda, pelo Zoológico Sargento Prata.

Por Gabriel Gonçalves

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições