MENU

37º Festival Angoulême traz o melhor dos quadrinhos

37º Festival Angoulême traz o melhor dos quadrinhos

Atualizado: Sexta-feira, 29 Janeiro de 2010 as 12

Está acontecendo na cidade de Angoulême, na região central da França, a 37ª edição do seu famoso festival de quadrinhos, um dos mais prestigiados do mundo. O festival começou no dia 28 e estará aberto até o dia 31 com palestras, lançamentos e premiações.

O quadrinista Robert Crumb recebeu duas indicações ao grande Prêmio do Festival, por "Gênesis", adaptação em quadrinhos do texto bíblico que utiliza o seu texto integral, e por sua colaboração junto de Harvey Pekar em "Bob & Harv: Dois heróis Anti-Americanos", roteiro autobiográfico da pequena grande vida de Harvey, que consegue transformar até uma ida à farmácia em uma acontecimento insuportável.

Outra obra indicada que deve chegar ao Brasil ainda em 2010, trazido pela Zarabatana Books, é "La Guerre D'Alan" (A Guerra de Alan). Este quadrinho francês de Emmanuel Guibert conta a história de um jovem soldado em uma Segunda Guerra Mundial muito distante das imagens hollywoodianas, com imagens que ficam entre o realismo e a abstração gráfica.

Outro autor indicado que tem obras lançadas no Brasil é Daniel Clowes por "EightBall", conjunto de histórias curtas que satirizam sociedade, costumes e psicologia. O livro de Clowes disponível no Brasil é "Como uma Luva de Veludo Moldada em Ferro", uma viagem surreal e cheia de paranóia que cria uma caricatura cruel dos valores contemporâneos e o vazio existencial da cultura pop nos Estados Unidos.

veja também