A cinco dias do prazo, 53% dos paranaenses declararam IRPF 2011

A cinco dias do prazo, 53% dos paranaenses declararam IRPF 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física , ano base 2010, termina na próxima sexta-feira (29). No Paraná, na manhã desta segunda-feira (25), 53% dos 1.560.000 contribuintes já declararam os rendimentos. A Receita Federal alerta que quanto mais próximo do último dia, maior é a chance de o contribuinte encontrar problemas no momento de transmitir os dados.

O assistente da Superintendência da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, que contempla Paraná e Santa Catarina, Vergilio Concetta, relatou ao G1 que este volume de declarações está um pouco melhor do que o percebido em 2010.

As declarações devem ser entregues pela internet, por disquete ou pen-drive nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Estão obrigados a prestar conta ao Leão todos os brasileiros que tiveram rendimento superior a R$ 22.487,25 em 2010. O programa gerador da declaração pode ser baixado no site da Receita Federal. 

Segundo Vergilio Concetta, o processo 100% informatizado não causou transtornos até o momento. “A Receita tem equipamentos para suportar esta demanda”, afirmou Concetta.

Em todo o Brasil são esperadas 24 milhões de declarações e até a manhã desta segunda-feira 13.553 milhões de pessoas haviam concluído o processo do IRPF 2011.

Para aqueles que terão direito a restituição, os pagamentos começam em 13 de junho. Serão oito lotes sequenciais e quanto antes o contribuinte declarar, antes ele vai receber a restituição. Concetta explicou que a Receita Federal prioriza o pagamento, por exemplo, para idosos e portadores de doenças e dentro deste grupo respeita-se a ordem de declaração.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições