MENU

A poucos dias do carnaval, Hemorio faz coleta de sangue no Centro do Rio

A poucos dias do carnaval, Hemorio faz coleta de sangue no Centro do Rio

Atualizado: Terça-feira, 1 Março de 2011 as 12:58

O Hemorio, órgão da Secretaria de estado de Saúde e Defesa Civil, faz nesta terça-feira (1º), das 9h às 14h, uma coleta de sangue móvel, na Cinelândia, no Centro do Rio.

A ação faz parte da campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade", que tem como objetivo manter a média de 300 doadores por dia e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de carnaval, época em que historicamente há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.

Vários artistas apoiam a campanha, além de personalidades do mundo do samba, blocos carnavalescos como Bola Preta, Empolga às 9, Simpatia é Quase Amor e integrantes da bateria da escola de samba Vila Isabel.

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. A orientação, no entanto, é evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta. Na segunda-feira (28), o Inca também fez campanha de coleta de sangue no Centro da cidade.    

veja também