'A rede social' é escolhido o filme do ano pela crítica americana

'A rede social' é escolhido o filme do ano pela crítica americana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O filme "A rede social", centrado na história do criador do Facebook, levou nesta quinta-feira (2) os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro adaptado da Associação Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos.

"Achamos que este filme representa uma dramática história que continuará vigente ao longo do tempo e atrairá muitas gerações", afirmou no site dos prêmios a presidente da associação, Annie Schulhof.

A produção, que narra a história do bilionário mais jovem da história, o criador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, cativou o público desde sua estreia e foi selecionada entre mais de 250 filmes analisados neste ano.

A Associação Nacional de Críticos de Cinema dos EUA, que distribui os prêmios desde 1919, laureou o filme também por melhor diretor, para o americano David Fincher ("Seven", "Clube da luta"), melhor ator, para o jovem Jesse Eisenberg, e melhor roteiro adaptado.

Os prêmios, que para muitos especialistas alimentam as chances do filme no Oscar de 2011, elegeram também as dez melhores produções do ano, entre os quais o último filme de Clint Eastwood, "Hereafter", e "A origem", protagonizado por Leonardo DiCaprio.

A inglesa Lesley Manville levou o prêmio de melhor atriz por sua atuação em "Another year", enquanto os prêmios de melhor ator e melhor atriz coadjuvantes foram para o também inglês Christian Bale, por "The fighter", e para a australiana Jacki Weaver, por sua interpretação em "Animal kingdom".

O filme também foi escolhido pela crítica americana como uma das dez melhores produções independentes do ano, ao lado de, entre outras, "O escritor fantasma", de Roman Polanski, e "Somewhere", de Sofia Coppola.

Este último filme também levou o prêmio especial da crítica por seu roteiro, direção e produção.

A láurea de melhor filme em língua estrangeira foi para "Homens e deuses", um drama dirigido por Xavier Beauvais que já recebeu o Grande Prêmio do festival de Cannes.

"Toy story 3" foi escolhido a melhor animação, enquanto o melhor documentário foi "Waiting for superman" e o melhor roteiro original, "Buried".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições