MENU

Acaba greve em Belo Monte

Acaba greve em Belo Monte

Atualizado: Sexta-feira, 4 Maio de 2012 as 8:39

O Sindicato dos Trabahadores nas Indústrias da Construção Pesada do estado do Pará decidiu suspender a greve dos operários de Belo Monte, para cumprir a determinação da Justiça do Trabalho, de retorno às atividades nos canteiros de obras.

Representantes do sindicato da categoria e dos operários grevistas se reuniram para pedir ajuda aos deputados que fazem parte da Comissão do Trabalho da Câmara Federal. O presidente da comissão disse que o governo deverá mediar as discussões para resolver o impasse entre operários e o Consórcio Construtor da Obra.

A comissão também visitou o canteiro principal da barragem de Belo Monte. Durante a visita, o diretor administrativo do Consórcio disse que não há como calcular o prejuízo da paralisação da obra que está no estágio inicial.

A empresa Norte Energia disse que está preocupada com os impactos da paralisação, mas acredita que o cronograma da obra será cumprido dentro do prazo previsto.

Os operários paralisaram as atividades nos 5 canteiros de obras da hidrelétrica durante 11 dias. A greve cobrava o aumento da cesta básica e a redução do período de folga para três meses para o trabalhador visitar a família. O Tribunal Regional do Trabalho considerou a greve abusiva e determinou que os operáriosvoltassem ao trabaho, sob pena de multa diária de R$ 200 mil.

veja também