MENU

Ação do Inmetro verifica se tomadas vendidas seguem nova regra no Rio

Ação do Inmetro verifica se tomadas vendidas seguem nova regra no Rio

Atualizado: Segunda-feira, 4 Julho de 2011 as 2:31

Agentes do Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) fizeram uma fiscalização nesta segunda-feira (4) no Centro do Rio para verificar se tomadas, pluges e eletroeletrônicos estão sendo vendidos de acordo com as normas exigidas. Os plugues têm que ter dois ou três pinos redondos e as tomadas precisam ter três furos.

Durante a fiscalização, todas as mercadorias irregulares foram apreendidas e os lojistas, notificados. A multa para a venda de produtos inadequados vai de R$ 100 a R$ 10 mil. Quem for notificado, tem 15 dias para apresentar defesa.

De acordo com Inmetro, os fiscais percorrerão estabelecimentos por tempo indeterminado. Com as novas regras, muitas pessoas vão precisar utilizar adaptadores.

“Se a pessoa comprar um equipamento de plugue de três pinos, tem duas opções. A primeira opção e mais recomendada é trocar pela tomada nova, porque permite o encaixe perfeito. Mas se preferir uma solução temporária, pode usar um adaptador. Esse adaptador tem que estar certificado com a marca do Inmetro”, explicou Gustavo Kuster, gerente do Inmetro.          

veja também