Acordo para instalar Comissão da Verdade 'caminha bem', diz Genoino

Acordo para instalar Comissão da Verdade 'caminha bem', diz Genoino

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

O assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoino, afirmou nesta quinta-feira (25), após participar de cerimônia do Dia do Soldado, em Brasília, que os acordos para a instalação da Comissão da Verdade estão sendo concluídos e “caminham bem”. A Comissão da Verdade tem como objetivo investigar as violações contra os direitos humanos ocorridas durante o regime militar.

  “As coisas caminham bem, estamos fechando um acordo para a Comissão da Verdade [para] votar o quanto antes, estamos conversando com a oposição e a base aliada”, disse Genoino. Questionado sobre o prazo para a instalação da comissão, afirmou que “estamos na conclusão dos acordos”.

O projeto de lei que cria a comissão foi enviado ao Congresso em maio de 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aguarda aprovação. De acordo com o projeto de lei, a comissão, que tem por objetivo “promover a reconciliação nacional”, terá a função de “promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que ocorridos no exterior”.

Segundo Genoino, o ministro da Defesa, Celso Amorim, “está trabalhando bem, conversando com os deputados”. De acordo com o assessor do ministério, o governo busca “fechar posição com todos os líderes [partidários] para votar o projeto”.

Genoino afirmou ainda que a Comissão da Verdade terá “um tratamento de questão de Estado”, não envolvendo a relação entre oposição e governo.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições