Acordo prevê banda larga barata com 5 Mbps só a partir de 2015

Acordo prevê banda larga barata com 5 Mbps só a partir de 2015

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, disse nesta sexta-feira (15) que o prazo para que as conexões de internet do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) atinjam 5 Mbps de velocidade é o final de 2016 e não final de 2014, como havia sido divulgado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

No dia 30 de junho, quando da assinatura do acordo do PNBL com as concessionárias de telefonia, Paulo Bernardo disse que o documento previa a oferta “em larga escala” de internet de 5 Mbps até o final de 2014.

De acordo com Alvarez, em seu comentário o ministro se referiu a cidades brasileiras que serão sede da Copa de 2014 e regiões metropolitanas, onde as metas e os prazos para implantação delas são mais restritos.

Pelo acordo, informou Alvarez, as teles devem ofertar, até o final de 2014, conexões de internet de 1 Mbps com assinatura mensal de R$ 35 em todas as cidades brasileiras. A partir daí, a meta é elevar a velocidade a 5 Mbps, com prazo até o final de 2016.

O secretário-executivo ressaltou, porém, que o acordo prevê que as partes “envidarão esforços” para atingir essa meta, ou seja, não existe obrigação de as teles elevarem a velocidade de suas conexões a 5 Mbps.

“[O acordo do PNBL] é um termo de compromisso entre partes feito voluntariamente, não se esqueçam disso”, afirmou Alvarez.

A expectativa é que as concessionárias comecem a ofertar a internet dentro do PNBL até outubro de 2011.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições