MENU

Açude Orós está sangrando

Açude Orós está sangrando

Atualizado: Quarta-feira, 27 Abril de 2011 as 2:02

Começou a sangrar na madrugada desta quarta-feira (27), às 3h10min, o açude Orós, no Centro-Sul do Ceará. As chuvas na região vinham se intensificando nas últimas semanas e encheram a barragem, com capacidade para 1,94 bilhão de metros cúbicos - a segunda maior do Estado.

A barragem é localizada em Orós, a 410 quilômetros de Fortaleza.

A sangria na madrugada desta terça foi uma previsão acertada da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No último dia 20 o órgão havia anunciado que o Orós estaria cheio ainda em abril, conforme mostrou com exclusividade o Diário do Nordeste Online. Já nesta terça-feira (26) a Cogerh havia anunciado o início da sangria entre a noite e a madrugada, como também indicou a reportagem.

Visitação no Orós

"Está começando já a água a escorrer no açude", comemora a gerente da Cogerh na região, Vandiza Sucupira. O espetáculo deve atrair uma multidão de visitantes para a barragem. "Nesse próximo final de semana vai estar cheio de gente. Hoje lá já deve ter uma multidão de gente", completa.

O Orós barra o rio Jaguaribe e é usado para abastecimento humano, piscicultura e irrigação de perímetros, entre outras funções. É um açude do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).  

Trussu está enchendo

Também é expectativa da Cogerh para os próximos dias o início da sangria do açude Trussu, em Iguatu, no Centro-Sul, a 380 quilômetros de Fortaleza. De acordo com Vandiza Sucupira, faltam somente 30 centímetros da cota máxima da barragem para o sangramento. Na manhã desta quarta-feira o Trussu estava com 97,4% de sua capacidade.

"É um açude que tem uma função social muito importante, porque faz o abastecimento de Iguatu e vai abastecer futuramente, próximo ano, as cidades de Acopiara e Quixelô", aponta a gerente.

Dados da Cogerh

Nesta quarta-feira há 39 açudes sangrando no Ceará e mais 17 cujo volume está acima de 90%, segundo a Cogerh.

veja também