MENU

Adolescentes de bicicleta arriscam a vida pegando carona em ônibus

Adolescentes de bicicleta arriscam a vida pegando carona em ônibus

Atualizado: Sexta-feira, 15 Outubro de 2010 as 8:27

Adolescentes de Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, arriscam a vida no trânsito para não se esforçarem ao andar de bicicleta. Eles pegam carona nos ônibus, segurando na parte traseira dos veículos.

Flagrantes feitos pela reportagem mostram até três adolescentes de uma vez só aproveitando a velocidade dos ônibus. “Perigoso é, mas nós não vamos pedalar. Pedalar dói as pernas”, disse um dos jovens.

Se faltar um ponto de apoio nos ônibus, eles improvisam com pedaços de ferro, por exemplo. Imagens feitas por câmeras de segurança mostram meninos quebrando as lanternas e usando ganchos para se equilibrarem.

A inconseqüência e o vandalismo atrapalham as empresas e os usuários. O assunto virou motivo de palestra para os motoristas de ônibus da cidade. A orientação é estacionar, descer e impedir que os jovens sigam. Os motoristas, entretanto, dizem que são ameaçados.

“Eles colocam a mão na cintura, como se estivessem armados, e falam que na próxima volta vão jogar pedra no ônibus. E dizem que se machucar lá atrás nós somos os culpados. A gente queria saber se nós temos alguma proteção sobre isso”, disse o motorista Orlando da Silva.

De acordo com a polícia, em caso de acidente, o primeiro responsável é o condutor, seguido da empresa e por último o jovem.    

veja também