Aeronautas e aeroviários fazem assembleias nesta sexta-feira

Aeronautas e aeroviários fazem assembleias nesta sexta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

  Os sindicatos dos aeronautas (pilotos, co-pilotos e comissários) e dos aeroviários (equipes de terra) fazem assembleias nesta sexta-feira (13) para decidir quais ações vão tomar em relação às reclamações trabalhistas contra as companhias aéreas. A Gol é o principal alvo das contestações, de acordo com os sindicatos.

As escalas de trabalho da Gol causaram, no começo do mês, atrasos em diversos vôos nos principais aeroportos do país . A Gol alegou que um problema no novo sistema de escalas da companhia acabou forçando os tripulantes a trabalharem a mais.

Por conta disso, as folgas dos funcionários prejudicados geraram uma reação em cadeia, que culminou nos atrasos. A empresa disse que a situação foi normalizada, mas, depois disso, que o excesso de trabalho continuava . Na semana passada, em audiência mediada pelo Ministério Público do Trabalho, a Gol afirmou que cumpre as leis trabalhistas, mas não assumiu compromisso proposto pela Procuradoria de manter as escalas de trabalho de sua tripulação dentro das regras sob pena de multa de R$ 100 mil por dia. A empresa informou que só não assinou o compromisso por conta da imposição de uma multa que não está prevista em regulamentação. O MPT marcou uma nova audiência em 20 de agosto, quando as partes terão de apresentar documentos.

Os aeroviários realizam assembleias nos aeroportos e há duas opções: aguardar a audiência no MPT em 20 de agosto ou entrar em greve. Se a segunda opção for a escolhida, os trabalhadores decidirãp a partir de quando cruzam os braços. As votações acontecem em diversos aeroportos, como São Paulo, Rio, Brasília e Salvador.

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, afirmou que há coação de representantes das empresas nos aeroportos para impedir os trabalhadores de participarem das assembleias. O sindicato deve nesta noite indicar qual foram os resultados das assembleias. "Assembleia não é greve, é para tirar uma decisão para ser cumprida depois", disse.

O Sindicato dos Aeronautas fazem assembleias em dois locais, na sede do sindicato, no Rio, e na subsede, em São Paulo. Entre os aeronautas, o objetivo é elaborar uma pauta de reivindicações a ser encaminhada para a Gol, decidir sobre proposta de acordo coletivo a ser apresentada à companhia e outorgar poderes ao sindicado para negociar com a empresa. Eles também decidirão se deflagrarão greve caso não haja acordo entre empresa e trabalhadores.

Por conta dos rumores de que poderia haver greve já nesta sexta, a Gol divulgou nota em que afirma que as operações estão normais. "A Gol informa que suas operações seguem com bons índices de pontualidade e regularidade nesta manhã de sexta-feira. Segundo boletim divulgado pela Infraero às 11h, da meia-noite até o momento, 95% dos voos 317 programados pela companhia decolaram dentro do horário previsto. No momento, há apenas três operações com atraso superior a 15 minutos. Para elas, o tempo de espera tem sido, em média, de 30 minutos."

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições