Aeronave que atingiu paraquedista passará por perícia em Boituva

Aeronave que atingiu paraquedista passará por perícia em Boituva

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (Cenipa) apuram as causas do acidente que matou o instrutor de paraquedismo Alex Adelman, de 33 anos, na segunda-feira (9), na cidade de Boituva, em São Paulo. O órgão informou que os técnicos estão no local do acidente e realizam coleta de informações com testemunhas. A aeronave que será periciada, foi utilizada no dia do acidente e prestava serviços ao Centro Nacional de Paraquedismo.

Desde o início da madrugada, de acordo com a Funerária Moreno, de Boituva, o corpo de Adelman está sendo velado no Cemitério da Saudade. A família aguarda apenas a autorização judicial para fazer o traslado para a a cidade de Sorocaba, também no interior do Estado, onde o paraquedista será cremado. 

Acidente

Adelman morreu depois de ser atingido no ar por um avião durante um salto, no Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva. Dois outros paraquedistas que também haviam saltado do avião, Vanderson Campos Andrade e Conrado Alvares, foram atingidos pelo companheiro, projetado pelo choque com o avião, e ficaram feridos.

O instrutor portava uma câmera e fazia a filmagem da queda livre dos companheiros. Com o choque, Alex ficou inconsciente e o paraquedas, que dispõe de um dispositivo de segurança, abriu automaticamente. A manobra automática reduziu o impacto no solo. O instrutor chegou a ser socorrido ainda com vida e levado para o pronto socorro do Hospital São Luiz, na própria cidade, mas não resistiu.

Os outros dois paraquedistas conseguiram acionar os equipamentos e chegaram ao solo, mas tinham fraturas nos membros inferiores decorrentes do choque. Eles permaneciam internados no mesmo hospital na noite desta segunda, mas o estado de saúde de ambos não era considerado grave. Os dois aguardavam vagas para serem transferidos para o Hospital Regional de Sorocaba.

Alex era paraquedista desde 1994 e, em março deste ano, quebrou o recorde brasileiro em maior formação de queda livre vertical, na cidade de Piracicaba. Ele era especializado em filmagens no ar. Ainda na segunda, o Corpo de Bombeiros de Boituva confirmou que a aeronave que atingiu Adelman era a mesma que decolara com os paraquedistas. A Polícia Civil de Boituva abriu inquérito e participa das investigações.

*com Agência Estado

 

Leia também: Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições