Aeroportos do país registram 16,4% de voos com atrasos

Aeroportos do país registram 16,4% de voos com atrasos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Os aeroportos do país registram 16,4% de voos com atrasos superiores a meia hora, segundo balanço da Infraero (estatal que administra os aeroportos) divulgado às 9h desta quarta-feira. Do total de 690 voos programados, 113 tiveram atrasos e 23 (3,3%) foram cancelados.

Nos aeroportos de São Paulo, os índices ainda estavam normais. Em Congonhas (zona sul da cidade), os atrasos eram de 8% (quatro do total de 50 voos programados), e os cancelamentos, 16% (oito do total de 50 voos programados) foram cancelados.

Em Guarulhos (Grande São Paulo), o índice de atrasos é de 12,3% (sete do total de 57 voos programados) e o de cancelamentos fica em 5,3% (três voos) cancelados.

Assim como nos dois dias anteriores, a TAM registrava altos índices de atrasos: 28,4% (66 do total de 232 voos programados). O índice de cancelamentos era normal --4,3% (dez voos).

Reportagem da Folha publicada nesta quarta mostra que parte de pilotos e comissários da companhia iniciaram uma operação-padrão, cumprindo todos os procedimentos de trabalho. Isso significa que eles têm se recusado a alterar escalas de trabalho, abrir mão de folgas legais ou exceder a jornada diária (9h30 em voo e 11h à disposição da empresa).

O ânimo entre trabalhadores e empresas se acirrou nas últimas semanas, quando fracassaram tentativas de negociação de reajuste salarial. A categoria reivindica aumento de 15%, mas as empresas oferecem 8%. As negociações devem ser retomadas dia 7.

A TAM informou que "opera em segurança e com respeito à Lei do Aeronauta e desconhece qualquer movimento como o relatado". A empresa atribuiu os atrasos "a um conjunto de fatores", mas cita apenas o "fechamento de aeroportos devido à meteorologia".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições