Aeroportos têm medidas para evitar caos no fim do ano

Aeroportos têm medidas para evitar caos no fim do ano

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Os aeroportos do país implantaram uma série de medidas para evitar o caos na alta temporada do fim do ano. As medidas fazem parte de um pacote do Ministério da Defesa e devem ser adotadas pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). O objetivo é evitar um novo apagão aéreo, como o que aconteceu em 2006.

Em Guarulhos, estão proibidos vôos fretados no horário de pico, entre 7h e 8h. As companhias aéreas TAM e Gol assumiram o compromisso de não praticar overbooking, ter aeronaves de reserva e colocar mais funcionários no check-in.

A Infraero colocou à disposição uma ''Sala de Situação'', que funciona 24 horas acompanhando as operações dos aeroportos . A estatal também suspendeu as folgas de fim de ano e 1.000 funcionários devem usar colete amarelo para serem identificados pelos passageiros.

No último fim de semana, informa a Infraero, o movimento nos 67 aeroportos foi tranqüilo.

Outras medidas tomadas ao longo do ano e algumas obras concluídas também devem ajudar para desafogar os aeroportos, segundo a estatal.

Entre as medidas estão:

investimentos de R$ 300 milhões nos 67 aeroportos do país; aquisição de 22.270 carrinhos de bagagens; mais 130 ônibus; 63 picapes para apoio operacional; 1.630 rádios de comunicação; monitores de LCD para acelerar a informação ao passageiro; convocação de 246 concursados (outros 516 em janeiro de 2010); mais de 1.800 funcionários treinados para atender pessoas com deficiência. As obras concluídas em 2009:

Galeão - melhorias no Terminal I (reforma de sanitários, acabamentos, revestimentos de paredes, pisos, forro , monitores de informação, etc); Santos-Dumont – reforma do revestimento das pistas; Cruzeiro do Sul (Acre) - construção do novo Terminal de Passageiros; Boa Vista (Roraima) - construção do Terminal de Passageiros; Fortaleza - construção do Terminal de Cargas e da Torre de Controle; Manaus - Nova cobertura do Terminal II de cargas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições