Agerp inicia projeto de desenvolvimento sustentável em Bacuri 40MA41

Agerp inicia projeto de desenvolvimento sustentável em Bacuri 40MA41

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e pesca (Sagrima), deu prosseguimento, dia 15, no município de Bacuri, à implantação do Projeto Piloto de Fortalecimento da Assistência Técnica.

A iniciativa é resultado de convênio celebrado entre o órgão e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Visa promover o serviço de assistência e extensão rural direcionado a agricultores familiares.

O projeto, iniciado em São João dos Patos em dezembro passado, contemplou Bacuri pelo fato do município se destacar em diversos aspectos, dentre os quais a infra-estrutura da Secretaria Municipal de Agricultura local, as parcerias já consolidadas entre as esferas estadual e municipal e por atender um expressivo número de agricultores familiares.

Para prestar um maior apoio à implantação do projeto, a Agência, disponibilizará veículo, computadores, impressoras e mobiliário para a Secretaria. O município, por outro lado, procederá com a execução e o acompanhamento das ações a serem desenvolvidas, sob coordenação do escritório regional da Agerp de Pinheiro.

Na ocasião do lançamento ficou definido o Plano de Trabalho a ser desenvolvido no município. Será composto por atividades como prestar assistência técnica e extensão rural a 575 agricultores, facilitar o crédito a 95 agricultores familiares e realizar cursos sobre Agricultura Familiar, Transição Agroecológica e Pedagogia da Alternância.

O objetivo do projeto é promover o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas de assistência técnica e extensão rural com base nos princípios agroecológicos. Tem como ações programadas a capacitação de 90 técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, ONG’S, Consórcios Intermunicipais, Sindicatos Rurais e demais parceiros nas áreas de Assistência Técnica, Pedagogia da Alternância e Agroecologia e a implantação da Unidade Demonstrativa em Agroecologia com área de 3,0 hectares, envolvendo 20 produtores da comunidade de Bate-Pé e onde serão utilizados consórcios de milho, feijão e mandioca, árvores nativas e leguminosas.

Além dessas ações serão compatibilizadas, consolidadas e implantadas as demais ações programadas pelo município de Bacuri e pela Agerp, direcionadas aos agricultores familiares, compreendendo cinco hortas orgânicas, a distribuição de 10.000 sementes de arroz, milho e hortaliças bem como outras atividades demandadas pelos produtores rurais locais.

A solenidade de implantação do projeto em Bacuri contou com a presença do Presidente da Agerp-MA, Tadeu Lima, Prefeito Washington Luis de Oliveira, prefeitos da região, secretários municipais de agricultura, presidentes de sindicatos e produtores rurais. Presentes ainda, o chefe do escritório da Agerp de Pinheiro, Antonio Martins, assessores da Agerp e pesquisadores da Embrapa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições