Agricultores sofrem com a seca em Alagoas

Agricultores sofrem com a seca em Alagoas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Agricultores de Alagoas esperam ansiosos pela chegada da chuva. A estiagem é mais prolongada no agreste do estado.

O agricultor Luiz de Sena, que mora em Craíbas (AL), prefere não pegar na enxada enquanto o tempo permanecer assim, seco. Enquanto isso, ele toma conta da pequena criação de vacas e de cabras.

"Está muito seco. A terra está muito dura. Não ara a terra. Tem que deixar chover para poder plantar", afirma. 

Mas nem tudo é motivo para desânimo. Alguns agricultores acreditam que o forte calor é sinal de que a chuva está a caminho.

Mesmo com a terra ainda seca, o produtor Genildo dos Santos começa a retirar o mato do terreno de dois hectares, onde pretende plantar mandioca assim que chover. "A mandioca fica de oito a 15 dias para poder nascer. Nesse período, se faltar chuva, ela morre", diz.

Em outra propriedade em Craíbas, Maria Edineide Barros conta com a ajuda do marido e do irmão para deixar o solo de três hectares limpo e preparado para o plantio de milho, feijão, fava e batata. "Faz calor demais, mas a gente tem esperança de ser chuva", afirma.

A 30 quilômetros de Craíbas, os agricultores estão menos preocupados. No município de Limoeiro de Anadia (AL), a chuva já deu o ar da graça. Embora pouca, foi o bastante para deixar a terra úmida e animar alguns produtores.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições