MENU

Ainda não há previsão para que sistema de emissão de passaportes volte a funcionar, diz PF

Ainda não há previsão para que sistema de emissão de passaportes volte a funcionar, diz PF

Atualizado: Quarta-feira, 29 Setembro de 2010 as 10:26

A Polícia Federal (PF) informou hoje (29) que ainda não há previsão de retorno do sistema de emissão de passaportes em todo o país. Segundo a PF, as falhas que provocaram a queda do sistema foram identificadas e medidas já foram tomadas para restabelecer a emissão de passaportes. No site da PF, os serviços referentes a requisição de um novo passaporte ou consulta ao andamento do pedido estão indisponíveis.

As unidades da Polícia Federal foram orientadas a não interromper o atendimento às pessoas que procuram fazer o passaporte, fazendo a conferência e coleta de dados dos requerentes em um módulo manual e emitindo passaportes de emergência, nos casos em que se aplicarem a regra.

Quem precisa do documento com urgência deve procurar a unidade da PF do estado com todos os documentos necessários, inclusive comprovantes dos compromissos no exterior, como passagens ou inscrições em eventos. A Polícia Federal garantiu que o documento será emitido na hora.

Desde o início do ano, a PF tem enfrentado problemas para normalizar o serviço de emissão e renovação de passaportes. Em março, a troca da empresa responsável pela coleta de dados para a emissão de passaportes provocou atrasos para a confecção do documento. No mês de julho, o crescente aumento da demanda contribuiu para atrasos de até 80 dias na emissão do documento no estado de São Paulo.

veja também