Alckmin antecipa previsão de abertura de estações da Linha Amarela

Alckmin antecipa previsão de abertura de estações da Linha Amarela

Atualizado: Quarta-feira, 29 Junho de 2011 as 12:36

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (29) que a previsão de abertura das estações República e Luz, da Linha 4-Amarela do Metrô, foi antecipada de outubro para 30 de setembro. Ele participou nesta manhã de uma vistoria nas novas instalações da Estação Pinheiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Zona Oeste de São Paulo. 

Alckmin também divulgou que a Linha Amarela passa a funcionar das 4h40 até as 21h, de segunda a sexta-feira. O novo horário começa a valer nesta quarta-feira. Até agora, a Linha Amarela abria apenas das 4h40 às 15h. Inicialmente, a companhia havia anunciado que as estações funcionariam até a meia-noite. O Metrô, porém, informou que os trens passam ainda por testes e que, até que eles terminem, a linha irá operar apenas até as 21h.

Esse período de avaliações possibilitará a antecipação da abertura das duas novas estações, segundo o governador. Em setembro, a Linha Amarela deve passar a abrir até meia-noite e também aos fins de semana. “Nós vamos antecipar em 30 dias duas estações novas, a República e a Luz, que estavam programadas para outubro e virão para setembro. Tem um protocolo de horas-teste antes de o trem entrar em operação. Parando às 21h, conseguimos antecipar em 30 dias a inauguração”, afirmou o governador.

Em 3 de junho, começou a transferência entre as estações Pinheiros do Metrô e da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Segundo as companhias, a integração atendia cerca de 100 mil pessoas que utilizam o sistema metroferroviário. A partir desta quarta, com a ampliação do horário, mais passageiros serão atendidos.

A transferência gratuita entre as duas estações em Pinheiros é feita por meio de uma passarela sobre a Marginal do Pinheiros com comprimento de 56,5 metros, a uma altura de 6,65 metros. A passarela é coberta e fechada nas laterais.

A Pinheiros, inaugurada em maio, foi a quarta estação da Linha 4-Amarela a ser aberta. Em março, houve a inauguração da Estação Butantã. As estações Faria Lima e Paulista estão funcionando desde maio de 2010. A previsão é que a linha tenha 11 paradas, ao longo de quase 13 km, ligando a Luz, no Centro, à Vila Sônia.        

veja também