Aluno baleado em escola de Realengo passa por cirurgia

Aluno baleado em escola de Realengo passa por cirurgia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

Um dos três estudantes que permanecem internados em hospitais da rede estadual após o ataque a e scola de Realengo, na Zona Oeste do Rio , foi operado na manhã desta terça-feira (19).

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, o aluno, de 14 anos, que está no Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, sofreu uma cirurgia para retirar uma bala que estava alojada na face.

Segundo a Secretaria, a cirurgia correu bem e o paciente se recupera no CTI da unidade. Os outros dois estudantes internados no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, não apresentaram alterações. O menino de 13 anos permanece no pós-operatório da neurocirurgia, e a menina de 14 anos está sob observação rigorosa no CTI pediátrico. Os dois estão estáveis.

Volta às aulas

Cerca de mil crianças e adolescentes devem comparecer nesta terça-feira (19) à Escola municipal Tasso da Silveira . Doze dias após a tragédia que deixou 12 crianças mortas, professores e estudantes se encontram em dois turnos para participarem de atividades culturais e de adaptação.

“Serão dois turnos com horários reduzidos. O turno da manhã começa às 8h e vai até as 11h. Já o da tarde se inicia às 14h e vai até as 17h. Todos os alunos foram convocados e devemos permanecer nesse esquema de turnos reduzidos até amanhã”, afirmou o diretor da escola, Luís Marduk.

Jaqueline deixa os filhos no colégio nesta terça (19) (Foto: Thamine Leta/ G1)

  A aluna Ísis Venserval, de 11 anos, foi acompanhada da mãe Jaqueline e do irmão Herus para mais um dia de atividades na escola após o massacre. “Eu tinha que voltar a estudar aqui. Se a gente fosse para outra escola, poderia acontecer lá também”, disse.

Mais cedo, muitas mães deixavam seus filhos na porta da escola e esperavam por alguns minutos do lado de fora. “Minha filha está angustiada, prefiro ficar aqui fora um pouco, esperando caso ela queira sair e voltar pra casa. O psicólogo esteve na minha casa e pediu que eu ligasse se notasse algo diferente, mas ela está bem, só não dorme direito”, contou a dona de casa Sheila.

Postos médico e psicológico

Na segunda-feira (18), a secretária municipal de Educação do Rio, Cláudia Costin, se reuniu com os professores para ouvir e atender a reivindicação dos pais dos alunos. Após a reunião, ela anunciou que vai criar uma sala de pronto atendimento médico - com enfermeiro e serviços de primeiros socorros - e outra de atendimento psicológico permanentes.     Além disso, a secretária se comprometeu a pedir para que dois inspetores da Guarda Municipal auxiliem na segurança da escola. Ela enfatizou ainda que vai incluir a unidade no programa Saúde nas Escolas, que oferece serviços de atendimento dentário e oftalmológico para os alunos. Também serão incrementados programas que garantam mais atividades de artes, esportes e de reforço escolar.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições