MENU

Alunos ficam sem aulas por falta de merenda em creches e escolas de MT

Alunos ficam sem aulas por falta de merenda em creches e escolas de MT

Atualizado: Quarta-feira, 9 Novembro de 2011 as 5:19

 Creches e escolas públicas de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, estão com o fornecimento de alimentos para a merenda escolar irregular há cerca de um mês. Com a falta dos produtos, algumas escolas suspenderam as aulas dos programas de Educação Integral e os alunos estão sem aulas.

De acordo com os professores dessas instituições, a Secretaria Municipal de Educação não está fazendo o repasse financeiro para os fornecedores.

Em uma escola no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, a alimentação está comprometida para todos os 240 alunos com idades entre 5 e 9 anos. Segundo o diretor da instituição, Joelson Júnior Correia, a secretaria não deu nenhuma previsão de quando o fornecimento de alimentos será normalizado. “A partir dessa semana começou a faltar e nós não temos conhecimento se ainda vai chegar no dia de hoje”, pontuou o diretor.

O secretário de Educação do município, Isaac Nassarden, afirmou que a situação deve ser resolvida apenas daqui a 5 dias. Segundo ele, a interrupção no fornecimento da merenda escolar aconteceu devido a uma falha técnica, já que a compra da alimentação foi feita com recursos próprios e não com a verba do governo federal. “Para a próxima semana já autorizei a aquisição do material. Infelizmente aconteceu essa irregularidade nesse momento porque os empenhos da alimentação escolar foram feitos com recursos próprios”, destacou Nassarden.

Cardápio

Devido a falta de alguns alimentos nas dispensas das escolas e creches de Várzea Grande, as merendeiras não conseguem seguir o cardápio montado pelas nutricionistas, além disso, muitos dos alunos que frequentam essas instituições contam diariamente com a merenda escolar como principal refeição do dia. “Desse jeito fica difícil. Eles vem procurar lanche e até choram porque não tem merenda”, recordou a merendeira Maria Luceni Vaz.

veja também