Amazonas deve registrar mais de 2 mil casos de câncer em mulheres

Amazonas deve registrar mais de 2 mil casos de câncer em mulheres

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Ministério da Saúde adverte que o preventivo deve

ser feito uma vez ao an (Foto: Divulgação)

  O estado do Amazonas deve registrar 2.590 novos casos de câncer de tipos variados em mulheres somente este ano, exceto de pele. A previsão é de 310 diagnósticos de câncer de mama no Estado (49.240 novos casos da doença no Brasil). Já o câncer de útero deve acometer 560 mulheres amazonenses (18.430 no país). As estimativas são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na Fundação Cecon, a estatística aponta 1.172 neoplasias malignas diagnosticadas em 2010 contra 1.426 no ano anterior, uma redução de 17,8%. O Setor de Estatística da instituição mostra que, no caso do câncer de mama, foram registrados 248 novos diagnósticos no ano passado contra 324 em 2009, queda de 23,5%. A incidência de câncer de colo uterino também caiu de 218 casos em 2009 para 205, no ano passado, baixa de 6%.

O Ministério da Saúde adverte que o preventivo deve ser feito uma vez ao ano. Se dois exames seguidos apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser realizado a cada três anos. Mas, o Ministério da Saúde aconselha a realizar o preventivo todos os anos, com acompanhamento médico, independente dos resultados anteriores.

Dados positivos

Dados da Policlínica Codajás, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, apontam que as mulheres passaram a buscar ainda mais o preventivo, exame que auxilia no combate ao câncer de colo de útero. Segundo levantamento da unidade de saúde, de janeiro a setembro deste ano, cerca de 4.763 mulheres realizaram o exame. Esse número representa um crescimento de 5,85% em relação ao mesmo período do ano passando, quando 4.500 usuárias buscaram o procedimento.

Na Policlínica Codajás são realizados cerca de 30 exames por dia. O serviço está disponível diariamente, das 7h às 16h, no setor Ginecologia e Preventivo. No local, a usuária pode agendar o procedimento e receber as orientações para a realização do preventivo. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições