Amorim se reúne com Ahmadinejad em dia de negociações sobre programa nuclear iraniano na ONU

Amorim se reúne com Ahmadinejad em dia de negociações sobre programa nuclear iraniano na ONU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, reuniu-se nesta quarta-feira com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em Nova York, no mesmo dia em que os membros do Conselho de Segurança e a Alemanha voltaram a discutir o programa nuclear iraniano e a necessidade de uma solução rápida para o impasse. O encontro de Ahmadinejad com Amorim - que representa o Brasil na reunião anual da Assembleia Geral da ONU, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem a Nova York - foi realizado a portas fechadas, sem a presença da imprensa.

O ministro não comentou os pontos discutidos na reunião. Em ocasiões anteriores, Amorim disse que pretendia pedir a libertação de dois jovens americanos presos no Irã.

Na terça-feira, Amorim se reuniu com a americana Sarah Shourd, que estava presa com os dois jovens há mais de um ano e foi libertada na semana passada. Shourd agradeceu a ajuda do Brasil e pediu que o presidente Lula continuasse intercedendo pela libertação de seus dois companheiros.

Ao sair do encontro com Ahmadinejad, o ministro apenas disse que Brasil e Irã têm uma boa relação.

" Uma boa relação sempre ajuda a resolver problemas. O presidente do Irã aprecia nossa sinceridade, o nosso desejo de trabalhar com a paz, e eu acho que isso terá bons efeitos em vários aspectos", disse Amorim.

Programa nuclear

O Brasil mantém uma relação próxima com o Irã e votou contra a imposição de novas sanções ao país persa - aprovadas em junho pelo Conselho de Segurança da ONU, apesar da oposição brasileira.

O encontro de Ahmadinejad com Amorim ocorreu no mesmo dia em que o grupo chamado P5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China) e pela Alemanha, reuniu-se em Nova York para discutir o programa nuclear iraniano.

Em uma declaração conjunta, o P5+1 disse que quer o Irã de volta à mesa de negociações, mas que não pretende suspender as sanções contra o país até que o governo iraniano prove que seu programa nuclear é pacífico.

"Nós reafirmamos nossa determinação e comprometimento em buscar uma solução negociada para a questão nuclear iraniana e focamos nossa discussão em medidas práticas adicionais para obter (a solução) rapidamente", diz o comunicado, assinado pela ministra do Exterior da União Europeia, Catherine Ashton.

Sanções

Segundo o documento, em nome da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e dos demais ministros do Exterior que participam das negociações, o grupo também discutiu a implementação das sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança, "que refletem as preocupações da comunidade internacional com o programa nuclear iraniano".

"Nosso objetivo continua sendo uma solução negociada ampla e de longo prazo que restaure a confiança internacional na natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear do Irã", diz a declaração.

A quarta rodada de sanções busca pressionar o governo iraniano a interromper seu processo de enriquecimento de urânio, por temor de que o país planeje secretamente produzir armas nucleares.

O Irã nega essas alegações e diz que seu programa nuclear é pacífico e tem o objetivo de gerar energia.

Pouco antes da aprovação da resolução no Conselho de Segurança, o Brasil e a Turquia haviam obtido um acordo com o Irã para tentar resolver a questão por meio do diálogo e evitar a necessidade de novas sanções.

Esse acordo, porém, foi rejeitado pelos Estados Unidos e seus aliados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições