Animação, nerds e ação foram destaque do cinema 2010

Animação, nerds e ação foram destaque do cinema 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O cinema em 2010 proporcionou diversas surpresas, fazendo com que a disputa por prêmios seja acirrada. A maioria dos filmes que estão na lista prévia do Oscar ou foram indicados ao Globo de Ouro, foi muito bem recebida por crítica e público.

Ação, histórias reais, animações, há opção para todos os gostos e idades. Alguns deles geraram comentários e expectativas antes mesmo de entrarem em cartaz. Outras foram ganhando destaque após o boca a boca de quem assistiu.

Seja qual for a razão, alguns destes longas devem continuar com certo destaque em 2011.

"Avatar" - Apesar de ter sido lançado em 2009, a revolução tecnológica de James Cameron seguiu fazendo história. Quebrou diversos recordes de bilheteria e arrecadação, chegando ao Oscar 2010 pronto para receber o prêmio máximo da noite. Quem ficou com a estatueta foi "Guerra ao Terror", mas "Avatar" manteve-se como assunto ao serem anunciadas continuações.

"Alice nos País das Maravilhas" - Dirigida por Tim Burton, a nova versão do clássico de Lewis Carroll marcou a volta do diretor para a Disney. O estilo sombrio e macabro de Burton fez com que ele se afastasse da empresa. No longa, ele imagina uma continuação da história original, com uma Alice mais velha retornando ao País das Maravilhas, agora dominado pela tirana Rainha Vermelha.

"A Origem" - Depois de criar um novo padrão para os filmes de heróis, Christopher Nolan deu um descanso a Batman e tirou do papel um filme que tentava fazer há anos. Estrelado por Leonardo DiCaprio, causou a devoção e o ódio em muitas pessoas. Com sua trama um tanto confusa e surpreendente, mostra como um ladrão (DiCaprio) consegue infiltrar-se nos sonhos e retirar informações preciosas diretamente do inconsciente.

"Toy Story 3" - Continuação do primeiro longa de animação feito pela parceira Disney-Pixar, mantém a história 15 anos depois do segundo. Assim como muitos dos espectadores, Andy cresceu e precisa livrar-se de seus brinquedos. Agora Buzz, Woody, Rex e os outros precisam acostumar-se com o novo lar, mais sombrio do que parece. O filme arrancou lágrimas e emocionou muito marmanjo no cinema.

"Tropa de Elite 2" - O primeiro filme, "Tropa de Elite", causou furor por conta do tema e do vazamento de cópias piratas. Assim como o primeiro, o segundo baseia-se no livro "Elite da Tropa 2" e mostra outros personagens essenciais na questão do narcotráfico no Rio de Janeiro. Tocando no delicado tema das milícias, tenta debater o quanto a situação é complexa e difícil de ser resolvida.

"Scott Pilgrim Contra o Mundo" - Os quadrinhos do canadense Bryan Lee O'Malley já possuíam uma legião de fãs antes de virar filme. Transportado para a telona, conseguiu condensar todas as referências pop do autor. Videogame, mangás, vida real, relacionamentos, música indie e muitos outros elementos deixaram os nerds apaixonados por Scott. Infelizmente, não foi o suficiente para fazer bonito nas bilheterias.

"A Rede Social" - Provavelmente um dos filmes mais comentados do ano, é a adaptação de David Fincher do livro "Bilionários por Acaso". Conversando com diversos personagens importantes, e especialmente Eduardo Saverin, Ben Mezrich tenta retratar um dos momentos que revolucionou as redes sociais, a criação do Facebook. Sem a colaboração de Mark Zuckerberg, o autor conversou com muitas pessoas que conviveram com o jovem e, em sua maioria, mantinham brigas judiciais contra ele. Assim, a visão da personalidade e comportamento de Zuckerberg não é das melhores.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições