MENU

Aniversário de Brasília reúne 650 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

Aniversário de Brasília reúne 650 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

Atualizado: Quinta-feira, 22 Abril de 2010 as 12

Pelo menos 650 mil pessoas, de acordo com estimativas da Secretaria de Segurança Pública do DF, compareceram às comemorações pelos 50 anos de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira, dia 21. O número foi verificado às 18h50.

Os organizadores estimavam a presença de cerca de 300 mil pessoas para o evento, que contou com 35 shows de bandas e artistas no palco principal, montado em frente ao Congresso Nacional. Bandas como Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, que participou do primeiro aniversário da capital federal, e Paralamas do Sucesso, assim como intérpretes como Oswaldo Montenegro e Nando Reis, subiram ao palco a partir das 15h30.

A festa contou também com a presença do novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), eleito na semana passada de forma indireta. A eleição foi polêmica e havia dúvida se ele iria participar dos festejos devido às críticas à Câmara Legislativa, responsável por sua condução ao poder.

Rogério Rosso participou do hasteamento das bandeiras de todos os estados brasileiros, na Alameda das Bandeiras, por volta das 8h30, deu a largada da 4ª Maratona Brasília de Revezamento e participou da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes.

Com o calor, a vice-governadora do Distrito Federal, Ivelise Longhi (PMDB), desmaiou durante a troca da bandeira. De acordo com a assessoria ela teve uma queda de pressão e se restabeleceu sem precisar ser hospitalizada.

Programação

Pela manhã, a Esplanada ficou repleta de atividades. Às 8h, mais de 5.000 atletas participaram da 4ª Maratona Brasília de Revezamento. A largada foi em frente ao Ministério da Fazenda e contou com a participação de 810 grupos. Os corredores percorrem 42,195 quilômetros em revezamento de dois, quatro ou oito atletas.

A arena de vôlei de praia, montada próxima à rodoviária, também ficou repleta de manhã para os jogos do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Outro ponto da festa que encantou os brasilienses foi o show de paraquedistas do Exército. Cerca de 50 homens desceram no gramado próximo ao Teatro Nacional.

veja também