Anúncio de diretores do Dnit deve ser feito na próxima semana

Anúncio de diretores do Dnit deve ser feito na próxima semana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta quinta-feira (28) que a presidente Dilma Rousseff irá utilizar critérios técnicos e de idoneidade para escolher os seis diretores que irão substituir os exonerados por denúncias de superfaturamento no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo Carvalho, o anúncio da nova composição deve ser feito por Dilma e pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, no começo da próxima semana.

“A presidenta está com muito cuidado analisando as alternativas, naturalmente preocupada que não demore muito esse processo de recomposição do Dnit e de recomposição do próprio ministério. Ela despachou ontem com o ministro Paulo Sérgio e está com muito cuidado analisando cada um dos currículos, cada uma das situações. É bem provável que já no início da semana a presidenta e o ministro Paulo Sérgio possam anunciar a nova composição do Dnit. O critério e o cuidado é para que sejam pessoas que juntem idoneidade com a competência técnica”, disse Carvalho, após participar de seminário no Planalto.

Desde o surgimento de denúncias de superfaturamento em obras, publicadas pela revista “Veja” no começo de julho, seis dos sete diretores do Dnit já deixaram o órgão. Nos quadros do Ministério dos Transportes, o número de servidores afastados ou demitidos já chega a 20.

As exonerações provocaram desgaste entre aliados ao governo da presidente, principalmente o PR, que detinha o maior número de cargos na pasta. Após a onda de exonerações, Carvalho disse que a presidente Dilma não irá observar critérios partidários para preencher o quadro de servidores dos Transportes.

“Os nomes são absolutamente técnicos, como deve ser no dnit. São pessoas que vão dar conta de uma tarefa fundamental que é infraestrutura. Por isso mesmo tem que ser pessoas dotadas de competência técnica e idoneidade. A questão partidária não é proibitiva, o que quero dizer é que o que preside a escolha da presidenta nesse caso é a questão técnica”, afirmou Carvalho.

Mudança nos estados

O ministro deixou claro que a nova composição do Dnit terá autonomia para realizar mudançasno comando das 23 superintendências estaduais do órgão. Carvalho afirmou, no entanto, que as substituições serão analisadas “caso a caso” e ninguém será exonerado sem motivo.

“A presidenta vai primeiro nomear a direção do Dnit. A partir daí, é natural que a nova direção se baseie nas indicações estaduais para que o trabalho tenha continuidade. O papel das superintendências do Dnit é importantíssimo na condução local, porque as obras acontecem lá na ponta. Então, vai ser dado, em diálogo com a nova direção do Dnit, a possibilidade das alterações que forem necessárias. Mas não será feita uma caça às bruxas, vai ser analisado caso a caso, não se trata de fazer a troca pela troca”, afirmou Carvalho.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições