Ao assumir negociações, Brasil "emagrece" texto e elimina colchetes

Ao assumir negociações, Brasil "emagrece" texto

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Raphael Gomide

Ao assumir a presidência da Rio+20  na sexta-feira (15), o Brasil reduziu de mais de 80 para 56 páginas o texto principal da conferência e eliminou os colchetes, que marcavam os trechos em desacordo entre os negociadores. \"Assumimos a coordenação e apresentamos hoje um texto consolidado em um texto limpo. O texto é de 56 páginas, e emagreceu bastante, a partir das mais de 80 páginas de antes\", afirmou o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota. \"Não há mais colchetes no texto, que está sendo submetido às delegações\", disse o ministro.

Desde o dia 13, negociadores dos países têm tentado chegar a um consenso sobre o documento que será apresentado aos chefes de Estado para a reunião de cúpula, de quarta (20) a sexta-feira (22). Uma importante modificação ocorreu no texto apresentado para a Rio+20. O Brasil retirou a parte relativa ao fundo anual de US$ 30 bilhões para financiar o desenvolvimento sustentável, proposta do G77+ China que causou polêmica e foi rejeitada pelos Estados Unidos, Europa e países ricos. Esse era um dos pontos de maior discussão desde que foi apresentado, no início dos trabalhos no Rio.

O negociador-chefe dos EUA, Todd Stern, e a secretária-assistente de Estado Kerri-Ann Jones, já haviam manifestado publicamente contrariedade em relação à proposta, em entrevista nesta sexta. 

De acordo com Patriota e com o negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, não houve perda de conteúdo; foram cortadas duplicações e repetições antes existentes no documento. "Foi feita uma revisão e uma condensação no texto, sem perder nada\".

Da noite deste sábado até segunda (18), os representantes das nações passarão, portanto, a debater sobre esse texto revisto e enxugado, para tentar chegar a um documento final. O Brasil também alterou a configuração das discussões e reduziu de cinco para quatro os grupos, que passarão a tratar especificamente de objetivos do Desenvolvimento Sustentável; governança; meios de implementação, e oceanos. \"A dinâmica nova vai buscar a convergência e se concentrar nas questões cruciais, para acabar no tempo previsto\", disse Patriota.

Nesse texto remodelado pelo Brasil, os princípios do Rio (92) serão reafirmados. O primeiro deles - \"os seres humanos estão no foco do desenvolvimento sustentável\' - será a base para o País defender a \"erradicação da pobreza\" como tema central da Rio+20.

O documento final pretende lançar, no âmbito da ONU, os \"objetivos do Desenvolvimento Sustentável\", tema da conferência e iniciar um processo de negociação de metas técnicas e políticas de implantação disso.


Leia também: GUIAME

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições