MENU

Ao lado de Dilma, Obama defende vantagens de caças americanos

Ao lado de Dilma, Obama defende vantagens de caças americanos

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 8:12

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promoveu em sua reunião com a presidente Dilma Rousseff as vantagens do caça FA-18 Super Hornet, que a Boeing tenta vender ao Brasil, informou neste domingo a Casa Branca.

Segundo o chefe da política para a América Latina na Casa Branca, Dan Restrepo, Obama abordou o assunto com Dilma na reunião bilateral que realizaram neste sábado no Palácio do Planalto, em Brasília.

Por pouco mais de uma hora, os dois líderes debateram também assuntos como as aspirações brasileiras a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, os direitos humanos, o programa nuclear iraniano e o impulso às relações econômicas, comerciais e energéticas.

"Foi mencionado o assunto dos aviões FA-18, foi a presidente Dilma quem tomou a iniciativa. O presidente Obama ressaltou que os FA-18 são os melhores aviões apresentados" na disputa, destacou Restrepo, que disse que a presidente brasileira não expressou sua preferência por qual tipo de caça acabará se decidindo.

O governo brasileiro abriu uma licitação para a compra de 36 caças na qual concorrem os Super Hornet FA-18 da Boeing, os Rafale, da francesa Dassault, e os Gripen NG, da sueca Saab.

veja também